
Fiat Titano 2026 (Foto: Portal Carsughi)
A Fiat é líder em vendas de picapes no Brasil, tanto com a Strada como com a Toro. Mas faltava colocar nessa cesta a picape média que lançaram em março do ano passado, a Titano. A primeira impressão dela era de uma picape com suspensão desajustada ao que se propunha e com muita vibração interna.
O projeto então foi totalmente mudado em sua essência. Não estou falando de mudanças visuais, que de fato foram mínimas, mas sim estruturais, começando pelo motor.
Aproveitando as mudanças de exigências de novos níveis de emissões de gases poluentes do Proconve L8, a Fiat mudou o motor 2.2 turbodiesel, conhecido como BlueHDI, que gerava 180 cavalos de potência e 40,8 kgfm de torque (nas versões com câmbio automático) para um também turbodiesel Multijet, que entrega mais potência e 13% a mais de torque. São 200 cv de potência e 45,8 kgfm.
Novo motor da Fiat Titano 2026 (Foto: Portal Carsughi)
A esse motor está acoplada uma transmissão automática de 8 velocidades e a grande mudança foi na suspensão dianteira e traseira. O comportamento da picape é outro, ela anda muito bem no on-road e no off-road, encara declives, aclives, sobe escada, passa na lama, sem que o motorista sofra com isso.
Ela tem tração AWD 4×4 com quatro modos de direção, freio a disco nas quatro rodas, bloqueio de diferencial traseiro e é bem completa desde a versão de entrada.
Por dentro, teve mudanças na central multimídia, que é do mesmo tamanho mas mais responsiva, carregador de celular sem fio na versão de topo, freio de mão e direção elétricos.
Traseira da Fiat Titano 2026 (Foto: Portal Carsughi)
O pacote ADAS entrega sensor de ponto cego, câmera 360º, piloto automático adaptativo e frenagem de emergência. A produção dela mudou da fábrica do Uruguai para a fábrica em Córdoba, na Argentina.
A Fiat Titano é vendida em três versões: Endurance (R$ 233.990), Volcano (R$ 263.990) e Ranch (R$ 285.990).