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AudiBMWIndustria Automobilistica

Audi A5 e BMW M235: quase ao mesmo tempo

por Fernando Calmon 24/07/2025
por Fernando Calmon 24/07/2025
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Novo Audi A5 Sedan

Novo Audi A5 (Foto: Divulgação/Audi)

Embora não sejam concorrentes diretos, há acúmulo de lançamentos de produtos nacionais e importados como nunca. O Audi A5 substitui o A4, tem nova arquitetura e cresce nesta geração: comprimento, 4.829 mm; entre-eixos, 2.892; largura, 1.860 mm, altura, 1.410 mm e bom porta-malas de 417 L. O estilo agrada por ser ousado, em especial a nova grade hexagonal, a integração luminosa de um lado ao outro na traseira, além de maçanetas embutidas e novas rodas de 20 pol.

Oferece mais espaço interno, mesmo para quem viaja no banco traseiro, enquanto os bancos dianteiros garantem boa sustentação lateral. Desenho do volante foge dos padrões da marca: rebuscado demais. O quadro de instrumentos de 11,9 pol. integra-se bem à tela multimídia de 14,5 pol. A tela exclusiva para o passageiro da frente não estará disponível na versão para o Brasil por razão de preço, embora permitida por lei. O teto solar panorâmico fixo tem seis níveis de escurecimento.

Motor é o 2-L, turbo, 272 cv e 40,8 kgf·m com câmbio automático de sete marchas e tração nas quatro rodas sob demanda. Aceleração de 0 a 100 km/h em 5,9 s. Preço será definido no lançamento, em setembro.

BMW M235 xDrive Gran Coupé

BMW M235 xDrive Gran Coupé (Foto: Divulgação/BMW/Fabian Kirchbauer Photography)

Na ordem alfabética, vêm os BMW da série 2 com carroceria sedã-cupê de quatro portas (batizada de Gran Coupé pela marca alemã) já à venda: o 220 M Sport, por R$ 320.950 e o M235 xDrive, por R$ 479.950. Ambos oferecem um motor turbo 2-L, quatro cilindros em linha, com especificações diferentes. No primeiro caso, 204 cv e 30,6 kgf·m para aceleração de 0 a 100 km/h em 7,3 s. Na versão de topo, potência sobe para 317 cv e torque para 40,8 kgf·m, com 0 a 100 km/h em 4,9 s.

O câmbio de ambos é robotizado automático de duas embreagens e sete marchas. Tração integral sob demanda reservada para versão mais cara; tração dianteira para a M Sport. Diferença grande (50%) de preço entre as duas versões: R$ 159.000. Em boa hora, o fabricante eliminou a incômoda obrigação de aproximar o telefone celular da maçaneta para abrir a porta do motorista. Os novos bancos dianteiros trazem mais conforto em viagens longas. E o seletor de marchas foi redesenhado.

BMW ainda conta com o M2, motor 3-litros Twin Turbo, 480 cv, 61,2 kgf·m, câmbio manual (6-marchas) ou automático (8-marchas) com preço de R$ 673.950.

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Fernando Calmon

Fernando Calmon, engenheiro e jornalista especializado desde 1967. Sua coluna automobilística semanal “Fernando Calmon” estreou em 1999. Publicada em UOL Carros e em uma rede de mais de 80 portais, sites, jornais e revistas pelo País. Diretor de redação da revista Top Carros. Correspondente para América do Sul do site Just-auto (Inglaterra). Em abril de 2015, apontado como o mais admirado jornalista automobilístico do País por 400 profissionais do setor. Consultor técnico de automóveis, de mercado automobilístico e de comunicação.

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Sobre Claudio Carsughi

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Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

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