Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
FiatIndustria Automobilistica

Stilo Abarth x Pulse Abarth: o veneno do escorpião em duas versões

por Renato Bellote 21/06/2025
por Renato Bellote 21/06/2025
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp

Começo este texto com uma pergunta: existe veneno italiano? Sem dúvida nenhuma a resposta é sim. Estamos acostumados com preparadora europeias e até mesmo norte-americanas responsáveis por alguns dos projetos mais fortes do planeta mas uma delas tem sangue quente e um sotaque bastante especial: é a Abarth.

A empresa foi fundada em 1949 por Carlos Abarth. E logo de cara eles já se especializaram na preparação de modelos da Fiat. Essa ligação com a marca italiana trouxe muitas vitórias nas pistas e projetos interessantes para as ruas também. O escorpião foi escolhido por representar algo pequeno e letal.

Assim como outras empresas do chamado aftermarket ela também se destacou produzindo kits de preparação para carros de passeio. Sistemas de escapamento como coletores e difusores podiam ser comprados por lá e também alguns outros para incremento da potência.

A Abarth também ficou famosa com a sua parceria feita com a Porsche. O 356 apimentado pela oficina também conseguiu bons resultados e fez história em provas de longa duração e também fora do continente europeu como a famosa Carrera Panamericana no México.

Stilo Abarth x Pulse Abarth

Stilo Abarth x Pulse Abarth (Foto: Renato Bellote)

No Brasil o primeiro contato que tivemos com o modelo e a marca do escorpião foi o Stilo. A versão Abarth era extremamente discreta esteticamente e trazia apenas um detalhe na carroceria. Porém utilizava o motor de cinco cilindros de 2,4 litros do Marea com 167 cv, o que dava a ele um desempenho esportivo excepcional.

Mais recentemente a Fiat desenvolveu duas opções bem bacanas para o mercado brasileiro:o Fastback e o Pulse. Nesse caso ambos são facilmente reconhecíveis pelos adereços estéticos, rodas maiores e um estilo bastante agressivo, não só visualmente mas também em termos de desempenho.

Sob o capô temos o motor de 4 cilindros, 1,3 litro e turbo entregando 185 cv. Guiando ambos dá pra notar que cada um proporciona uma experiência própria ao volante. Enquanto o Pulse traz a força da turbina o Stilo entrega a solidez e diversão de um motor de cinco cilindros. Qual seria sua escolha?

AbarthFiatgaragem do bellotepulsestellantisStilo
Renato Bellote

Renato Bellote é jornalista automotivo em São Paulo. Além dos clássicos na garagem está à frente do canal Garagem do Bellote desde 2007 contando histórias e estórias a bordo de grandes máquinas.

Anterior
Festival Interlagos x Salão do automóvel: dois eventos, dois mundos!

Você também pode gostar...

Festival Interlagos x Salão do automóvel: dois eventos, dois mundos!

Ford Bronco Sport 2025 evolui e mantém preço

Série especial do Audi RS 6 Avant GT já está nas ruas

Mercado automotivo: vendas no varejo não vão tão bem como se esperava

Volvo reinventa o cinto de segurança

Ford lança Bronco renovado

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Efeito VW Tera: os preços dos SUVs de entrada vão cair

    09/06/2025
  • 2

    Jeep Renegade 2026: poucas novidades e preços reduzidos

    06/06/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

Festival Interlagos x Salão do automóvel: dois eventos, dois mundos!

Ford Bronco Sport 2025 evolui e mantém preço

Série especial do Audi RS 6 Avant GT já está nas ruas