
Foto: Agencia Brasil
O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) aprovou o aumento da mistura obrigatória de etanol na gasolina de 27% para 30% (E30) e de biodiesel no diesel de 14% para 15% (B15), com início em 1º de agosto.
A medida visa melhorar a autossuficiência energética, reduzir custos, fortalecer a produção de biocombustíveis, diminuir emissões e impulsionar a economia.
Testes realizados pelo Instituto Mauá de Tecnologia demonstraram que o E30 é viável tecnicamente e ambientalmente, sem impacto negativo no desempenho ou emissões.
Para os consumidores, a medida pode resultar em redução de preços de até R$ 0,20 por litro, levando a economia de cerca de R$ 1.800 anuais para motoristas de aplicativos, mas também pode diminuir a autonomia dos veículos, além de potencialmente causar desgaste em veículos mais antigos, importados ou não preparados para a maior concentração de etanol, especialmente durante as entressafras, quando o preço do etanol sobe.
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Fábrica da Honda em Manaus (Foto: Divulgação/Honda)
O mercado de motocicletas no Brasil mostra resiliência e crescimento, impulsionado pela demanda por mobilidade acessível e setor de delivery, apesar de desafios macroeconômicos, climáticos e logísticos.
Entre janeiro e maio de 2025, houve um crescimento de 11,2% em relação ao mesmo período do ano passado, com previsão de alcançar 1,8 milhão de unidades produzidas no ano.
As motocicletas de média cilindrada (161 a 449 cm³) lideram o crescimento, com alta de 17%, apesar de representar apenas 19,1% do mercado, enquanto as de até 160 cm³ continuam dominando com 78,7%.
A Zona Franca de Manaus desempenha papel crítico na produção, oferecendo incentivos fiscais que subsidiam preços e fomentam empregos, com expectativa de produzir 2 milhões de unidades anuais até 2027, embora exija maiores investimentos para manter o crescimento.