
Test drive no Festival Interlagos 2024 (Foto: Divulgação/Festival Interlagos)
O Festival Interlagos Auto 2025, de 12 a 15 de junho (para imprensa no dia 11) conta com a presença de relevantes marcas do mercado brasileiro: Abarth, BMW, BYD, Fiat, Ford, GAC, GWM, Honda, Hyundai, Lexus, Mercedes, Mitsubishi, Omoda | Jaecoo, Ram, Toyota (Gazoo Racing) e Volvo, além de diversos outros produtos por intermédio de operações independentes.
Fui com o amigo e parceiro de “Papo de Garagem” Ricardo Bacellar e muito discorremos sobre a evolução do Festival.
E por que falo deste evento, se normalmente costumo falar sobre estratégia? Organizado por Márcio Saldanha e Eduardo Bernasconi (infelizmente não conheço nenhum dos dois), o evento chama a atenção por cativar o interesse do público e trazer uma série de novidades ano a ano. Ocupou um espaço deixado vago pelo Salão do Automóvel e conseguiu, sob meu ponto de vista, ir muito além.
Ao utilizar o Autódromo de Interlagos em São Paulo, o evento propicia a utilização da pista para test drives e muitas experiências ao ar livre. Trata-se de um evento dinâmico com atividades interativas para o público como pistas off-road, experimentação de supercarros, simuladores,… A proposta é claramente estar mais próximo do público de uma forma informal e que visa experimentar os veículos em ação.
Salão do Automóvel de 2018 (Foto: Divulgação)
Já o Salão do Automóvel foi historicamente consolidado no Anhembi a partir de 1970 (o primeiro, em 1960, realizou-se no Parque do Ibirapuera e foi lá até 1968). Depois de muitas críticas pela falta de estrutura do evento naquele local, foi transferido para o São Paulo Expo onde permaneceu por duas edições (2016 e 2018) até a chegada da pandemia quando, de fato, o Salão sucumbiu, a exemplo de outros tradicionais como Frankfurt, Genebra e Paris.
Depois de reformas estruturais no Anhembi, o Salão do Automóvel, após sete anos de completa ausência, retornará àquele local entre os dias 22 de novembro e 1° de dezembro p.v. conforme anunciado pelo então presidente da Anfavea Márcio Lima Leite e pelo presidente Silva em 8 de outubro de 2024 após a concessão de mais de R$ 19 bilhões em incentivos fiscais ao setor automobilístico, via programa Mover (Mobilidade Verde e Inovação).
Em linhas gerais, o Salão do Automóvel tem como foco a exposição estática de veículos num evento que ocorrerá majoritariamente num ambiente fechado e, agora, climatizado, como no São Paulo Expo. O salão tradicionalmente sempre tinha como objetivo lançamentos de novos produtos ou novidades e a demonstração de carros-conceito. É um formato que permitia ao público observar de perto os lançamentos, mas geralmente não oferecia test drives (aparentemente traz uma proposta diferente para este ano, mas num curto circuito no Sambódromo).
Os organizadores da RX Brazil (ex-Reed Alcântara) informaram que, até o momento, 14 marcas já confirmaram presença. Além disso, dizem que o evento será mais interativo, com espaços dedicados a inovações tecnológicas e sustentabilidade. Ainda existe a expectativa para que o evento seja local de lançamento de outros veículos elétricos (quem sabe algumas marcas?), híbridos e novos conceitos de veículos futuristas. Será interessante observar o que acontecerá pois, na prática, o Festival Interlagos já cumpriu parcialmente este papel.
Em resumo, o Festival Interlagos é um evento em franca consolidação e expansão enquanto o Salão do Automóvel precisará mostrar a que veio (ou por que motivo ressuscitou).
Torço para que coexistam com suas propostas distintas e que encontrem espaços complementares trazendo sempre ótimas novidades ao público em geral, mas tenho minhas dúvidas se estes dois eventos poderão coexistir, ao menos nos formatos hoje existentes ou recém anunciados.
A ver.