Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Industria Automobilistica

Festival Interlagos x Salão do automóvel: dois eventos, dois mundos!

por Milad Kalume Neto 20/06/2025
por Milad Kalume Neto 20/06/2025
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp
Test drive no Festival Interlagos

Test drive no Festival Interlagos 2024 (Foto: Divulgação/Festival Interlagos)

O Festival Interlagos Auto 2025, de 12 a 15 de junho (para imprensa no dia 11) conta com a presença de relevantes marcas do mercado brasileiro: Abarth, BMW, BYD, Fiat, Ford, GAC, GWM, Honda, Hyundai, Lexus, Mercedes, Mitsubishi, Omoda | Jaecoo, Ram, Toyota (Gazoo Racing) e Volvo, além de diversos outros produtos por intermédio de operações independentes.

Fui com o amigo e parceiro de “Papo de Garagem” Ricardo Bacellar e muito discorremos sobre a evolução do Festival.

E por que falo deste evento, se normalmente costumo falar sobre estratégia? Organizado por Márcio Saldanha e Eduardo Bernasconi (infelizmente não conheço nenhum dos dois), o evento chama a atenção por cativar o interesse do público e trazer uma série de novidades ano a ano. Ocupou um espaço deixado vago pelo Salão do Automóvel e conseguiu, sob meu ponto de vista, ir muito além.

Ao utilizar o Autódromo de Interlagos em São Paulo, o evento propicia a utilização da pista para test drives e muitas experiências ao ar livre. Trata-se de um evento dinâmico com atividades interativas para o público como pistas off-road, experimentação de supercarros, simuladores,… A proposta é claramente estar mais próximo do público de uma forma informal e que visa experimentar os veículos em ação.

Salão do Automóvel de 2018

Salão do Automóvel de 2018 (Foto: Divulgação)

Já o Salão do Automóvel foi historicamente consolidado no Anhembi a partir de 1970 (o primeiro, em 1960, realizou-se no Parque do Ibirapuera e foi lá até 1968). Depois de muitas críticas pela falta de estrutura do evento naquele local, foi transferido para o São Paulo Expo onde permaneceu por duas edições (2016 e 2018) até a chegada da pandemia quando, de fato, o Salão sucumbiu, a exemplo de outros tradicionais como Frankfurt, Genebra e Paris.

Depois de reformas estruturais no Anhembi, o Salão do Automóvel, após sete anos de completa ausência, retornará àquele local entre os dias 22 de novembro e 1° de dezembro p.v. conforme anunciado pelo então presidente da Anfavea Márcio Lima Leite e pelo presidente Silva em 8 de outubro de 2024 após a concessão de mais de R$ 19 bilhões em incentivos fiscais ao setor automobilístico, via programa Mover (Mobilidade Verde e Inovação).

Em linhas gerais, o Salão do Automóvel tem como foco a exposição estática de veículos num evento que ocorrerá majoritariamente num ambiente fechado e, agora, climatizado, como no São Paulo Expo. O salão tradicionalmente sempre tinha como objetivo lançamentos de novos produtos ou novidades e a demonstração de carros-conceito. É um formato que permitia ao público observar de perto os lançamentos, mas geralmente não oferecia test drives (aparentemente traz uma proposta diferente para este ano, mas num curto circuito no Sambódromo).

Os organizadores da RX Brazil (ex-Reed Alcântara) informaram que, até o momento, 14 marcas já confirmaram presença. Além disso, dizem que o evento será mais interativo, com espaços dedicados a inovações tecnológicas e sustentabilidade. Ainda existe a expectativa para que o evento seja local de lançamento de outros veículos elétricos (quem sabe algumas marcas?), híbridos e novos conceitos de veículos futuristas. Será interessante observar o que acontecerá pois, na prática, o Festival Interlagos já cumpriu parcialmente este papel.

Em resumo, o Festival Interlagos é um evento em franca consolidação e expansão enquanto o Salão do Automóvel precisará mostrar a que veio (ou por que motivo ressuscitou).

Torço para que coexistam com suas propostas distintas e que encontrem espaços complementares trazendo sempre ótimas novidades ao público em geral, mas tenho minhas dúvidas se estes dois eventos poderão coexistir, ao menos nos formatos hoje existentes ou recém anunciados.

A ver.

anhembicarrosexposiçãofestival interlagosInterlagosSalao do Automovel
Milad Kalume Neto

Engenheiro Mecânico formado pela Escola de Engenharia Mauá, Advogado pela PUC/SP e Pós-graduado em Administração pela FGV-SP. Entre 2001 e Maio de 2024, trabalhou na JATO, consultoria especializada no mercado automotivo com atuação direta em todo ecossistema automotivo com destaque para montadoras, importadoras, empresas de Leasing, Frotas e Autopeças trazendo soluções inovadoras para o mercado brasileiro com ênfase para especificações, diferentes tipos de preços, incentivos, TCO e volumes de vendas.

Anterior
Ford Bronco Sport 2025 evolui e mantém preço

Você também pode gostar...

Ford Bronco Sport 2025 evolui e mantém preço

Série especial do Audi RS 6 Avant GT já está nas ruas

Mercado automotivo: vendas no varejo não vão tão bem como se esperava

Volvo reinventa o cinto de segurança

Ford lança Bronco renovado

Por causa da Mini, BMW processa a BYD

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Efeito VW Tera: os preços dos SUVs de entrada vão cair

    09/06/2025
  • 2

    Jeep Renegade 2026: poucas novidades e preços reduzidos

    06/06/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

Ford Bronco Sport 2025 evolui e mantém preço

Série especial do Audi RS 6 Avant GT já está nas ruas

Mercado automotivo: vendas no varejo não vão tão bem como se esperava