
Peugeot deve retornar ao Brasil com o Novo 3008 (Foto: Divulgação/Stellantis)
Só da planta pernambucana serão seis lançamentos e a chegada de uma nova marca
Ao celebrar 10 anos do Polo Automotivo de Goiana (PE), o grupo Stellantis anunciou a produção de um veículo híbrido nesta planta para início de 2026 e o planejamento de mais seis novos modelos até 2030, incluindo uma nova marca para esta fábrica.
Atualmente, saem da linha de produção de Goiana cinco veículos da plataforma Small Wide: os Jeep Renegade, Compass e Commander, além das picapes Fiat Toro e da Ram Rampage.
O presidente da Stellantis, Emanuele Cappellano, pouco detalhou sobre as tecnologias e produtos.
O que apuramos é que a arquitetura Bio-Hybrid começará com novos veículos hibridos-leves (MHEV), que opera com sistema de 48 Volts em conjunto com o motor flex, o que contribui com mais potência e torque e melhore seu consumo.
Embora não tracione as rodas, o sistema é mais robusto que o atual MHEV de 12 Volts utilizado nos Fiat Pulse e Fastback.
Cappellano não revelou o produto que estreia o Bio-Hybrid de Goiana, mas ele pode vir em um novo Renegade renovado e também em um nova geração da Fiat Toro ou Jeep Compass (antes da nova geração).
O retorno da Peugeot ao Brasil
A nova marca, ao que tudo indica, será a Peugeot que retorna ao Brasil com o novo 3008, SUV que utiliza uma nova plataforma, a STLA Medium.
É a mesma arquitetura do novo Compass, apresentado recentemente na Europa, e que pode ser eletrificado.
Novo Jeep Compass (Foto: Divulgação/Stellantis)
Tanto o 3008 como o Compass terão sistema híbrido convencional (HEV), que não precisa de tomada.
O chefe da Stellantis acredita que esse tipo de híbrido é o mais adequado para a transição.
Desde o início de 2024, a Peugeot fornece seus carros feitos na Argentina, já que o antigo 2008 deixou de ser produzido em Porto Real.
A retomada da marca em Goiana se dá pela produção do novo 3008, que conta com arquitetura em comum com futuros lançamentos daquela planta.
De qualquer forma, Cappellano afirmou que todo o portfólio pernambucano será eletrificado, e esses veículos vão conviver com versões a combustão, incluindo o motor a diesel, que também pode receber tecnologia híbrida.
As novidades fazem parte de um ciclo de investimento de R$ 13 bilhões para o Polo de Pernambuco apenas em produtos, de um total de R$ 30 bilhões do grupo Stellantis no Brasil entre 2025 e 2030.
Avenger
Jeep Avenger (Foto: Divulgação/Stellantis)
O grupo já havia anunciado há duas semanas a produção do Jeep de entrada Avenger, ainda sem local revelado, mas que ao que tudo indica deve ser produzido em Porto Real (RJ).
Por ser montado sobre a plataforma CMP, a mesma dos mais recentes Citroën, o Avenger está nos planos para lançamento em 2026, tornando-se o Jeep mais acessível do Brasil.
O motor será o T200, 1.0 turboflex de até 130 cv de potência, acoplado ao câmbio CVT. Algumas versões deverão contar com sistema híbrido-leve de 12V.