Parceria entre VW e Uber para veículos autônomos (Foto: Divulgação/VW)
Em um passo decisivo rumo ao futuro da mobilidade urbana, a Volkswagen Group of America Inc. e a Uber Technologies Inc. anunciaram parceria estratégica.
As empresas se unem para lançar uma frota de veículos ID. Buzz AD totalmente elétricos e autônomos nos Estados Unidos. A iniciativa prevê a implantação de milhares de unidades da van elétrica em vários mercados norte-americanos.
Em 2026 o programa começa em Los Angeles. Os testes de rodagem começam ainda este ano com operadores humanos a bordo durante a fase inicial.
O projeto conta com a plataforma de mobilidade autônoma MOIA da Volkswagen. Esta plataforma fornecerá a solução integrada de software e o sistema operacional para o funcionamento no aplicativo Uber.
Christian Senger, CEO da Volkswagen Autonomous Mobility, declarou: “Estamos moldando o futuro da mobilidade e nossa colaboração acelera essa visão”. Kelly Gruner, Presidente e CEO do Grupo Volkswagen da America, disse: “Esta colaboração representa um marco significativo no avanço da mobilidade autônoma”. Dara Khosrowshahi, CEO da Uber, completou: “Destacamos a dedicação da VW e da Uber na construção do futuro do transporte global.”
As 2 empresas têm compromisso com a descarbonização, inovação tecnológica e segurança no trânsito com soluções que pareciam pertencer a um futuro distante.
・ Em Curitiba, Correios faz entrega por drone
Correios está fazendo testes em Curitiba (Paraná) para fazer entregas por drones.
Uma miniatura do drone foi entregue ao prefeito como teste inicial no final de março. Trata-se do projeto “aerovias” para entregas delivery por drones.
O software em desenvolvimento oferecerá voos seguros em ambiente sem riscos para as pessoas. O fabricante é a empresa Speedbird Aero, primeira autorizada pela ANAC (Agência Nacional de Controle Aéreo). A tecnologia em testes é 100% nacional e suporta peso de até 35 kg.
Marcos Paulo Paim, Superintendente dos Correios no Paraná, disse: “Toda nossa experiência em logística permitirá que em breve as entregas sejam feitas por drones.”