Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
FerrariIndustria Automobilistica

Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência

por Claudia Carsughi 15/05/2025
por Claudia Carsughi 15/05/2025
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp
Ferrari 296 Speciale

Ferrari 296 Speciale na cor Verde Nürburgring (Foto: Divulgação/Ferrari)

A Ferrari apresentou recentemente a 296 Speciale, uma versão especial da 296 GTB. A nova berlinetta híbrida plug-in com motor central-traseiro se junta à linhagem exclusiva de modelos como a Challenge Stradale, 430 Scuderia, 458 Speciale e 488 Pista, sendo o novo referencial da marca em termos de emoção ao volante.

O conjunto motopropulsor entrega 880 cv de potência – 50 a mais que a 296 GTB – graças à combinação de um motor V6 biturbo e um motor elétrico MGU-K. O V6 a combustão, agora com 700 cv, recebeu atualizações inspiradas na 296 Challenge e tecnologias derivadas da Fórmula 1, incluindo bielas de titânio, pistões reforçados e virabrequim aliviado. Já o motor elétrico fornece até 180 cv na função extraboost, oferecendo desempenho instantâneo nas saídas de curva.

A Ferrari otimizou a transmissão DCT de 8 marchas, reduzindo o tempo de troca com torque elétrico adicional durante as mudanças. O som do motor também foi aprimorado, com uma acústica mais rica e envolvente dentro do habitáculo, graças a condutos patenteados que amplificam o som do V6.

A aerodinâmica ativa é um dos destaques da 296 Speciale. A carga vertical aumentou em 20%, com 435 kg a 250 km/h, por meio de soluções herdadas da 296 Challenge, como o “aero damper” no capô e as “side wings” no para-choque traseiro. O spoiler ativo, com novas posições, melhora a estabilidade em altas velocidades e em frenagens.

Ferrari 296 Speciale

Ferrari 296 Speciale (Foto: Divulgação/Ferrari)

O peso foi reduzido em mais de 60 kg em comparação à 296 GTB, resultado do uso de fibra de carbono, titânio e ligas especiais. Com isso, a relação peso-potência atinge 1,60 kg/cv, recorde entre as berlinettas com tração traseira da marca.

A 296 Speciale traz ainda o ABS Evo, um sistema de frenagem mais preciso que se baseia em um sensor 6D para melhorar o controle em todas as superfícies. A lógica de extraboost, introduzida na SF90 XX Stradale, fornece potência adicional por tempo limitado, permitindo, por exemplo, até 14 ativações por volta em Fiorano. A suspensão foi completamente recalibrada com amortecedores Multimatic, molas de titânio e redução de 13% na rolagem em curvas.

Os pneus Michelin Pilot Sport Cup2, desenvolvidos especialmente para o modelo, garantem aderência e resposta superiores com rigidez lateral otimizada, utilizando conhecimento adquirido na F80.

Visualmente, a 296 Speciale adota um design mais agressivo e técnico, com elementos visuais diretamente inspirados nos carros de pista. O capô escavado com louvres, splitter proeminente e rodas forjadas exclusivas com acabamento diamantado reforçam o DNA esportivo. A traseira traz duas asas suspensas inéditas, novo difusor e escapamento elevado, além de uma faixa preta que integra as lanternas com visual mais limpo e técnico. Um novo tom vibrante, o Verde Nürburgring, marca a identidade visual do modelo, com faixas longitudinais e possibilidade de numeração personalizada.

Ferrari 296 Speciale
Interior da Ferrari 296 Speciale (Foto: Divulgação/Ferrari)
Ferrari 296 Speciale
Interior da Ferrari 296 Speciale (Foto: Divulgação/Ferrari)

No interior, o foco é na leveza e funcionalidade. A fibra de carbono domina o ambiente, com acabamentos em Alcantara e alumínio. O painel das portas e o túnel central foram redesenhados com soluções minimalistas e inspiradas no automobilismo, incluindo o icônico “gated shifter” reinterpretado.

A velocidade máxima da 296 Speciale é superior a 330 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 2,8 segundos.

296 specialecarro híbridoeletrificaçãoFerrarihíbridoplug-in
Claudia Carsughi

Claudia é Psicóloga por formação e atua no Jornalismo há mais de 20 anos. Filha do Claudio, resolveu dar continuidade à sua brilhante carreira alimentando as colunas de Automobilismo do Portal.

Anterior
5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

Você também pode gostar...

GWM vai produzir picape e SUV inédito em São Paulo

Jeep Renegade ganha série especial; confira os diferenciais

VW Nivus GTS na medida certa e estilo correto

Fusca 4 portas: um projeto inusitado nas ruas de São Paulo

Blindados usados em alta no Brasil

Carros da China dominam México com ajuda da GM

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Fusca 4 portas: um projeto inusitado nas ruas de São Paulo

    10/05/2025
  • 2

    GWM vai produzir picape e SUV inédito em São Paulo

    14/05/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

GWM vai produzir picape e SUV inédito em São Paulo

Jeep Renegade ganha série especial; confira os diferenciais

VW Nivus GTS na medida certa e estilo correto