
Ferrari 296 Speciale na cor Verde Nürburgring (Foto: Divulgação/Ferrari)
A Ferrari apresentou recentemente a 296 Speciale, uma versão especial da 296 GTB. A nova berlinetta híbrida plug-in com motor central-traseiro se junta à linhagem exclusiva de modelos como a Challenge Stradale, 430 Scuderia, 458 Speciale e 488 Pista, sendo o novo referencial da marca em termos de emoção ao volante.
O conjunto motopropulsor entrega 880 cv de potência – 50 a mais que a 296 GTB – graças à combinação de um motor V6 biturbo e um motor elétrico MGU-K. O V6 a combustão, agora com 700 cv, recebeu atualizações inspiradas na 296 Challenge e tecnologias derivadas da Fórmula 1, incluindo bielas de titânio, pistões reforçados e virabrequim aliviado. Já o motor elétrico fornece até 180 cv na função extraboost, oferecendo desempenho instantâneo nas saídas de curva.
A Ferrari otimizou a transmissão DCT de 8 marchas, reduzindo o tempo de troca com torque elétrico adicional durante as mudanças. O som do motor também foi aprimorado, com uma acústica mais rica e envolvente dentro do habitáculo, graças a condutos patenteados que amplificam o som do V6.
A aerodinâmica ativa é um dos destaques da 296 Speciale. A carga vertical aumentou em 20%, com 435 kg a 250 km/h, por meio de soluções herdadas da 296 Challenge, como o “aero damper” no capô e as “side wings” no para-choque traseiro. O spoiler ativo, com novas posições, melhora a estabilidade em altas velocidades e em frenagens.

Ferrari 296 Speciale (Foto: Divulgação/Ferrari)
O peso foi reduzido em mais de 60 kg em comparação à 296 GTB, resultado do uso de fibra de carbono, titânio e ligas especiais. Com isso, a relação peso-potência atinge 1,60 kg/cv, recorde entre as berlinettas com tração traseira da marca.
A 296 Speciale traz ainda o ABS Evo, um sistema de frenagem mais preciso que se baseia em um sensor 6D para melhorar o controle em todas as superfícies. A lógica de extraboost, introduzida na SF90 XX Stradale, fornece potência adicional por tempo limitado, permitindo, por exemplo, até 14 ativações por volta em Fiorano. A suspensão foi completamente recalibrada com amortecedores Multimatic, molas de titânio e redução de 13% na rolagem em curvas.
Os pneus Michelin Pilot Sport Cup2, desenvolvidos especialmente para o modelo, garantem aderência e resposta superiores com rigidez lateral otimizada, utilizando conhecimento adquirido na F80.
Visualmente, a 296 Speciale adota um design mais agressivo e técnico, com elementos visuais diretamente inspirados nos carros de pista. O capô escavado com louvres, splitter proeminente e rodas forjadas exclusivas com acabamento diamantado reforçam o DNA esportivo. A traseira traz duas asas suspensas inéditas, novo difusor e escapamento elevado, além de uma faixa preta que integra as lanternas com visual mais limpo e técnico. Um novo tom vibrante, o Verde Nürburgring, marca a identidade visual do modelo, com faixas longitudinais e possibilidade de numeração personalizada.
No interior, o foco é na leveza e funcionalidade. A fibra de carbono domina o ambiente, com acabamentos em Alcantara e alumínio. O painel das portas e o túnel central foram redesenhados com soluções minimalistas e inspiradas no automobilismo, incluindo o icônico “gated shifter” reinterpretado.
A velocidade máxima da 296 Speciale é superior a 330 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 2,8 segundos.