Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Industria Automobilistica

Aumento do IOF: impacto direto no setor automotivo brasileiro

por Lucas Tadeu 31/05/2025
por Lucas Tadeu 31/05/2025
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp
Carro seminovo/usado

Foto: Reprodução

O aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), anunciado pelo Governo Federal, acende um alerta no setor automotivo brasileiro. A elevação da alíquota em financiamentos preocupa montadoras, concessionárias e consumidores, num momento em que o mercado ainda busca recuperação após os efeitos da pandemia e das altas taxas de juros.

A medida, que tem como objetivo ampliar a arrecadação federal e compensar perdas fiscais decorrentes de renúncias previstas na reforma tributária, afetará diretamente operações de crédito, como os financiamentos de veículos, forma pela qual cerca de 70% dos brasileiros adquirem carros, segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

Com o novo reajuste, a alíquota do IOF passará de 0,38% para 3,5%. Isso pode parecer pequeno, mas no acumulado de um financiamento de 36 ou 48 meses, o impacto no valor final do veículo pode ultrapassar mil reais. Para carros de entrada e modelos populares, essa diferença é ainda mais sentida no bolso do consumidor.

A preocupação do setor não se limita à queda na demanda. Um desaquecimento nas vendas pode impactar a produção nas montadoras, o que resultaria em cortes de turnos, férias coletivas e até demissões. A cadeia produtiva do setor automotivo — que envolve fornecedores de peças, logística, concessionárias e serviços — também pode sentir os efeitos colaterais.

“As concessionárias já operam com margens apertadas. Um novo obstáculo para o fechamento de vendas significa estoque parado e menos giro de caixa”, analisa a economista Isabelle Figueiredo.

O aumento do IOF vem em um momento em que o crédito já está mais restrito no país. Apesar da tendência de queda na taxa Selic, o custo do crédito ainda é alto, e os bancos têm critérios mais rígidos de aprovação.

Com isso, especialistas preveem uma retração no volume de financiamentos no segundo semestre de 2025, o que pode levar consumidores a adiar a compra do carro novo ou recorrer ao mercado de usados, que também sofre impactos, ainda que em menor escala.

Diante do cenário, representantes do setor já articulam junto ao Ministério da Fazenda alternativas para suavizar os impactos do aumento do IOF, como incentivos pontuais à indústria ou políticas específicas de crédito facilitado.

fenabravefinanciamentoimpostoiof
Lucas Tadeu

Lucas Tadeu é jornalista formado pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Possui experiência nas editorias de política, economia e setor automotivo, atuando com apuração rigorosa, produção de reportagens e análise de cenários.

Anterior
GAC estreia no Brasil com cinco modelos eletrificados
Próximo
Kona Hybrid demonstra avanço da Hyundai

Você também pode gostar...

Mercado automotivo: vendas no varejo não vão tão bem como se esperava

Volvo reinventa o cinto de segurança

Ford lança Bronco renovado

Por causa da Mini, BMW processa a BYD

Série limitada AMG celebra filme “F1” de Brad Pitt

Picape Maverick 2026 com nova versão Lariat Black

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Efeito VW Tera: os preços dos SUVs de entrada vão cair

    09/06/2025
  • 2

    Jeep Renegade 2026: poucas novidades e preços reduzidos

    06/06/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

Mercado automotivo: vendas no varejo não vão tão bem como se esperava

Volvo reinventa o cinto de segurança

Ford lança Bronco renovado