Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Industria AutomobilisticaPorsche

Porsche Carrera RS: aceleramos um dos maiores mitos da história automotiva

por Renato Bellote 19/04/2025
por Renato Bellote 19/04/2025
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp

Falar em Porsche é falar em tradição e uma história recheada de grandes modelos e, acima de tudo, uma tecnicidade extremamente e tipicamente alemã. A marca foi fundada em 1948 e trazia todo o carisma de seu criador naquele período pós-guerra.

Ferdinand Porsche havia sido preso pelos Aliados por ajudar a força de guerra alemã. Com a reconstrução de sua carreira fundou a marca e lançou o primeiro modelo, o 356, que seria também o primeiro ícone da marca e referências em desempenho e design.

O 911 chegou ao mercado em 1963. Naquele período ele chamou atenção da imprensa especializada por conta do belíssimo desenho E principalmente da excepcional dinâmica de condução. A Porsche, então, transformou o esportivo em um devorador de estradas e conquistas no automobilismo.

Dez anos mais tarde e encerrando a primeira geração a versão Carrera RS escreveu um novo significado para a expressão “carro esporte”. Ele era diferente de tudo que havia sido feito até então em termos de dinâmica de condução, uso de materiais e também desempenho. Basicamente o peso leve venceu com categoria modelos bem mais potentes da Ferrari e também os big blocks norte-americanos.

Seguramente uma das criações mais relevantes em toda a história de oito gerações do modelo. Começando pelo design que foi ajustado detalhadamente no túnel de vento e contou com a criação de um aparato que mudaria seu comportamento dinâmico drasticamente: o ducktail. O aerofólio traseiro conseguia colar o carro nas curvas e melhorou sensivelmente o tempo de volta.

Porsche Carrera RS 1973

Porsche Carrera RS 1973 (Foto: Renato Bellote)

Um dos destaques dessa versão era seu despojamento. Usava materiais leves no capô e nos vidros e trazia menos luxo do que o convencional. Nesse ponto, aliás, é que os 15 exemplares trazidos pela Dacon ao Brasil se destacam. Eles são completos e trazem todos os opcionais de fábrica disponíveis na época.

Guiar o Carrera RS é uma sensação única. Verdadeiramente é como se encontrar com aquele ídolo que você admira há anos. O motor de 2,7 l com 210 cv é muito elástico e vai até os 7000 giros. E sempre acompanhado do som único do motor boxer que fica ecoando na memória. Aliás, esta foi uma tarde memorável de gravação. Até a próxima semana!

carreracarrera rsgaragem do belloteporschevídeo
Renato Bellote

Renato Bellote é jornalista automotivo em São Paulo. Além dos clássicos na garagem está à frente do canal Garagem do Bellote desde 2007 contando histórias e estórias a bordo de grandes máquinas.

Anterior
Volvo lança EX90, seu modelo mais tecnológico
Próximo
Audi Q6 e-tron: elétrico com desempenho e estilo atraentes

Você também pode gostar...

Em maré alta de juro, SUV nada de braçadas

Frota brasileira de veículos continua a envelhecer e sem melhora à vista

Jeep terá série especial e confirma lançamento do Avenger

Produção de veículos no primeiro quadrimestre: a maior em seis anos

Híbridos plug-in lideram a preferência de eletrificados

Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Em maré alta de juro, SUV nada de braçadas

    22/05/2025
  • 2

    Jeep terá série especial e confirma lançamento do Avenger

    19/05/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

Em maré alta de juro, SUV nada de braçadas

Frota brasileira de veículos continua a envelhecer e sem melhora à vista

Jeep terá série especial e confirma lançamento do Avenger