
Chevrolet S10 100 Anos (Foto: Gabriella Carsughi/Portal Carsughi)
Nessa semana a Chevrolet anunciou a edição especial de uma de suas picapes, a S10 100 Anos, para comemorar o centenário da marca no Brasil e também as 100 séries especiais que lançaram desde 1970 até os dias de hoje. O valor de lançamento é de R$ 325.690.
O Portal Carsughi foi convidado para ir ao Campo de Provas da GM em Indaiatuba, interior de São Paulo, conhecer de perto as mudanças e andar na pista de asfalto e off-road, a fim de testar os principais acessórios que ela recebeu.
Ela tem como base a Z71, porém acrescida de mudanças que começam pelo visual. A S10 100 Anos ganhou adesivos espalhados pela carroceria, skid plate de metal (para proteção de motor, caixa de câmbio, chassi e impactos em terrenos acidentados), santantônio com acabamento integrado e dois pontos de iluminação em led no para-choque.As maçanetas, rodas e retrovisores são em tons escurecidos.
Chevrolet S10 100 Anos (Foto: Gabriella Carsughi/Portal Carsughi)
Além disso, a cor escolhida para essa série especial foi a Branco Dunas, uma tendência para veículos com pegada aventureira. Na parte interna, a cabine ganhou bancos com revestimento premium e costura feita especialmente para essa edição.
Mas a cereja do bolo para os amantes de picapes é o sistema exclusivo de suspensão Ironman, importado da Austrália, que consiste em molas e amortecedores sob medida para essa versão (que é 30 mm mais alta na frente) e que entrega uma melhor dirigibilidade em terrenos off-road, pois é mais durável, mais confortável e oferece um desempenho melhor.
Chevrolet S10 100 Anos (Foto: Gabriella Carsughi/Portal Carsughi)
Junto a essa suspensão, outra mudança foram os novos pneus All Terrain aro 18, com banda de rodagem de maior aderência em terra ou cascalho.
Pudemos sentir isso andando na terra, em determinados trechos nem parece que é um terreno totalmente irregular. E no trecho de asfalto ela anda tão bem quanto um carro de passeio.
No total, essa edição especial tem 22 diferenciais pensados especialmente para os clientes que customizam suas picapes e o resultado final é uma aparência de maior robustez.
Interior da Chevrolet S10 100 Anos (Foto: Gabriella Carsughi/Portal Carsughi)
A motorização usada é o 2.8 turbodiesel que entrega 207 cv e potência e um diferencial importante é o uso de IA (inteligência artificial) para ajustar em tempo real parâmetros como potência e consumo. E ela continua entregando maciez ao rodar sem abrir mão da força, servindo para uso tanto para lazer como para trabalho.
A segurança também não foi deixada de lado, com a presença de alerta de tráfego cruzado traseiro e assistente de permanência em faixa, além de contar com o sistema Arla 32 para reduzir em até 84% a emissão de gases poluentes.
A S10 100 anos é produzida na fábrica de São José dos Campos (SP) e é o primeiro dos três modelos que vão compor a trilogia da série, que vai continuar com o Onix e Tracker, a serem apresentados ao longo do ano.