Renault Boreal (Foto: Divulgação/Renault)
A Renault já havia anunciado o lançamento de um novo SUV para o mercado e hoje confirmou seu nome: Boreal.
Trata-se de um SUV médio totalmente novo que vai ser feito na fábrica de São José dos Pinhais (PR) e chega ainda esse ano para brigar com Toyota Corolla Cross e Jeep Compass.
Ele será lançado primeiro no Brasil, em seguida nos outros países da América e depois irá para mais de 70 países e vai ser apresentado oficialmente nos próximos meses, segundo a marca.
O site AutosSegredos já havia flagrado a “mula” (carro adesivado e camuflado) andando em testes. Ele vai seguir a linha do Kardian, que usou um monobloco do Dacia Stepway, mas para ele será usado o do Dacia Bigster, porém com novo design na frente e atrás.
Flagra do Renault Boreal publicada no site AutosSegredos (Foto: Camilo/Instagram ladarussia_brasil)
O motor será o 1.3 TCe turbo flex, com potência de 163 cv com etanol, que foi reduzida para atender às prerrogativas do Proconve L8 (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos). Com gasolina, a potência é de 156 cv e o torque foi reduzido de 27,5 kgfm para 25,5 kgfm. A transmissão será a mesma do Kardian, automatizada de dupla embreagem DCT.
Com relação aos equipamentos, o vice-presidente de engenharia da Renault na América Latina, Antônio Fleischman, falou ao programa CBN Autoesporte e afirmou que o Boreal vai contar com um pacote de segurança ativa mais completo que do seu irmão menor, o Kardian, oferecendo itens além dos já conhecidos: alerta de ponto cego, frenagem autônoma emergencial e controle de cruzeiro adaptativo (ACC).