
Ford Maverick (Foto: Edu Pincigher)
Não dá para evitar a piada ao avaliar a Ford Maverick Hybrid. Não parece uma picape, mas sim um sedã. E dos bons
Se você entrar um dia em uma Ford Maverick Hybrid de olhos cobertos, só tirar a venda dentro do carro e sair guiando essa picape, a sensação será nítida de que você está conduzindo um sedã. Isso pode ser muito bom. Ou um pouco ruim. Explico.
É, sem dúvida, um novo conceito de picape, que procura entregar o mesmo padrão de dirigibilidade e conforto dos sedãs sem abrir mão da robustez e da versatilidade que se espera desse tipo de veículo. Isso significa que o handling dessa picape é absolutamente incomparável a qualquer veículo dessa configuração. Nada que exista com caçamba lembre tanto a tocada de um virtuoso sedã como a Ford Maverick. Dá para dizer que tem até desempenho esportivo, com aceleração de 0 a 100 km/h em 8,7 segundos.
O que há de errado nisso? Aparentemente nada, a não ser uma possível implicância dos picapeiros mais tradicionalistas, daqueles que farão cara feia para algumas de suas principais características: carroceria tipo monobloco, altura livre do solo e suspensão independente na traseira. Registre-se: essas são algumas de suas maiores vantagens, mas não combinam com as receitas da grande maioria das picapes.
Essa versão com motorização híbrida é chamada de Lariat e tem preço sugerido de R$ 239.500, exatamente onde começam as picapes mid-size (Ranger, Hilux etc). É possível concluir que a estratégia da Ford nunca foi posicioná-la para duelar com essas picapes maiores, inclusive porque já se sabe que aqueles dotes voltados à performance seriam possivelmente antipatizados. Mas é um preço que a coloca frente a frente com vários SUV´s médios do mercado. E aí a receita de motor pode garantir alguma vantagem à Maverick.
Traseira da Ford Maverick (Foto: Edu Pincigher)
Seu sistema de propulsão permite uma autonomia de mais de 800 km, com consumo combinado de 14,6 km/l. É composto por um motor 2.5 a gasolina e um motor elétrico, que, combinados, geram potência de 194 cv e permitem ao veículo fazer médias de consumo entre 15 e 18 km/l na cidade (o oficial é 15,7 km/l) e entre 13 e 15 km/l na estrada (13,6 km/l como dado oficial). Esse conjunto está acoplado a uma transmissão CVT, onde estão integrados o motor de tração elétrico e também um gerador. Essa avançada transmissão utiliza engrenagens planetárias e possui função reduzida para subidas e descidas íngremes.
Os dois motores trabalham de forma isolada ou em conjunto no acionamento da tração dianteira. Quando a picape está parada, no plano, e você sai acelerando levemente, a propulsão é 100% elétrica. A sensação foi de que até 10 ou 15% de carga no acelerador mantém só o motor elétrico. Daí em diante, o motor a combustão entra em ação. Essa seleção é feita automaticamente, sem ação do motorista, para oferecer o melhor desempenho e rendimento com base na demanda de torque e potência e nível de carga da bateria.
A bateria de tração, de células de íons de lítio, tem capacidade de 1,1 kWh e potência máxima de 27 kW. Ela pesa 27 kg, conta com um sistema de arrefecimento líquido e é extremamente compacta, o que possibilita sua instalação sob o assoalho sem interferir no espaço da cabine.
Frente à RAM Rampage, sua concorrente direta, a Maverick não faz feio. Embora a adversária adote motor de 272 cv e renda um desempenho muito mais notável, a Maverick compensa absurdamente nas médias de consumo. Você vai acelerar um pouco menos a bordo da picape da Ford, mas indiscutivelmente terá uma grande economia no custo por km rodado.
Interior da Ford Maverick Lariat (Foto: Divulgação/Ford)
Por dentro, chama a atenção o acabamento moderno, repleto de soluções anatomicamente exclusivas, como os puxadores de porta. Os bancos possuem regulagem elétrica e o volante revestido em couro conta com ajuste de altura e profundidade. O seletor rotativo de marchas e o freio de estacionamento elétrico liberam espaço no console e facilitam o acesso aos vários porta-objetos.
O compartimento debaixo do banco traseiro, com 58 litros, é outra bem-vinda solução da Ford Maverick. Com a abertura do banco a 90º, ele tem acesso simples e é ideal para acomodar itens como mochilas e equipamentos esportivos, sem que se tenha a necessidade de transportá-los na caçamba.
Com capacidade de 943 litros (o dobro do que acomoda qualquer sedã de porte médio), a caçamba da Maverick é um espaçoso “porta-malas”. Oferece flexibilidade para diversos tipos de carga. Ela é revestida com material resistente e possui vários pontos de fixação e encaixes para divisores. A tampa pode ser aberta em posição intermediária para transportar objetos maiores e a preparação de engate permite rebocar até 400 kg.
Foto: Divulgação/Ford
A conectividade é outro item de série da Maverick Hybrid que contribui para oferecer a melhor experiência de posse para o usuário, com comodidade, transparência, agilidade no atendimento e maior controle sobre os serviços. Painel com tela digital de 6,5 polegadas, multimídia SYNC com tela de 8 polegadas e acesso a Apple CarPlay e Android Auto fazem parte do pacote.
Melhor ainda se você baixar o app FordPass. O aplicativo permite comandar pelo celular o travamento e destravamento remoto, dar partida remota com climatização, receber alertas de funcionamento e de acionamento do alarme, localizar o veículo e conferir a autonomia, hodômetro e pressão dos pneus.