
Cargueiro BYD Explorer nº1 (Foto: Divulgação/BYD)
A chegada do navio BYD Explorer N° 1, com 5.524 veículos elétricos e híbridos da BYD, gerou protesto da Anfavea, que pediu aumento imediato do imposto de importação para 35%.
A BYD, a terceira marca mais vendida do mundo em 2024, é responsável por grande parte dos veículos eletrificados no Brasil e aumentou sua capacidade logística.
A Anfavea expressou preocupação com as importações, que podem afetar empregos e a balança comercial, e defendeu a restituição de alíquotas mais altas.
A BYD, em resposta, destacou seus investimentos no Brasil, incluindo fábricas em Campinas (SP) e Manaus (AM), e investimentos em Camaçari (BA), apesar de atrasos na construção.
Importadores, representados pela Abeifa, contestaram os pedidos de aumento do imposto e defenderam a importância da abertura de mercado para o desenvolvimento da indústria automotiva.
・ EX90 é o Volvo mais tecnológico já feito

Volvo EX90 Sand Dune (Foto: Divulgação/Volvo)
A Volvo Car iniciou a pré-venda do novo EX90, um SUV elétrico de sete lugares, com preço de R$ 849.990 e previsão de entregas a partir de abril.
O EX90, considerado o modelo mais seguro da marca, é o primeiro a oferecer espaço para sete ocupantes sem motor a combustão, juntando-se aos modelos EX30, EX40 e EC40.
O veículo possui autonomia de 459 km (Inmetro) e é equipado com motores elétricos que geram 517 cv de potência. Ele acelera de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos e tem velocidade máxima de 180 km/h.
Destaque para seu sistema de reconhecimento de cansaço do motorista, premiado como uma das melhores invenções do ano pela revista Time, que pode intervir em caso de sinais de distração ou sonolência. O EX90 pode até parar o veículo automaticamente se o motorista adormecer.
・ Ranger foi a única picape que valorizou
Ford Ranger Black (Foto: Divulgação/Ford)
Um estudo do marketplace Mobiauto apontou a Ford Ranger como a picape média que mais ganhou valor no mercado, com uma valorização de 6,28% de janeiro de 2024 (zero-km) a janeiro de 2025 (como seminova) – o que a torna um bom investimento mesmo após um ano de uso. Esse aumento é atribuído à boa aceitação da nova geração do modelo, que teve um aumento de quase 12% nos emplacamentos em comparação com 2023.
Apesar da Ranger ser a segunda picape média mais vendida em 2024, com 31.860 unidades, não há correlação entre vendas e valorização.
A Nissan Frontier, com 9.258 unidades vendidas, teve desvalorização de apenas -11,44%, posicionando-a como a segunda menos desvalorizada.
A Fiat Strada foi o veículo comercial mais vendido, com quase 145 mil licenciamentos e uma desvalorização de -6,18%. A Rampage, lançada no final de 2023, perdeu apenas -9,16% em um ano.