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Sensor aplicado dentro do pneu (Foto: Gabriella Carsughi/Portal Carsughi)
A Goodyear e a ZF se uniram para somar forças e oferecer soluções de monitoramento para frotas, visando trazer economia para os gestores e segurança para os motoristas.
A solução, chamada TPMS Plus, consiste na instalação de um dispositivo chamado Scalar Evo Pulse e sensores nas rodas, que permite monitorar em tempo real pressão, temperatura e localização dos pneus. Esses dados são enviados para a plataforma web chamada Goodyear Mobility Cloud e, caso existam alertas de perda de pressão rápida ou lenta, variação da temperatura ou alerta de saída de uma área geográfica determinada, os profissionais indicados pela frota recebem os alertas por email em tempo real para que tomem as devidas iniciativas.
Para ter maior eficiência, a Goodyear oferece um acompanhamento humano nos alertas, de modo a auxiliar ativamente seus clientes na integração tecnológica e na gestão de pneus, visando a mitigação dos alertas conforme procedimentos operacionais das frotas.
A partir do momento que o frotista tem a informação sobre o estado do pneu, pode interferir imediatamente aumentando assim a durabilidade do mesmo, ganhando desempenho em quilometragem. Outro benefício imediato é a economia com combustível, pois pneus em ordem não requerem mais do veículo para rodar.
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Foto: Gabriella Carsughi/Portal Carsughi
Existem ainda outros benefícios indiretos, como monitoramento das carretas em tempo real (solução antes presente principalmente nos cavalos), acompanhamento da temperatura, identificando antecipadamente o superaquecimento do conjunto freio, roda e pneu, evitando a possibilidade de incêndio do pneu, e o risco ao veículo e carga, antecipação de potenciais situações não previstas nos pneus antes da saída ou no trajeto do transporte, captura do hodômetro da carreta baseado em GPS e evitar risco de movimentação indesejada dos pneus durante a viagem.
A proposta apresentada pela Goodyear e pela ZF funciona melhor ainda se o veículo tiver EBS (Sistema Eletrônico de Freio), reportando ao gestor da frota mais informações como uso de frenagem, diagnóstico de freio, quilometragem, carga, entre outras.