Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Industria Automobilistica

ZF e Goodyear se unem e lançam sistema de monitoramento para pneus

por Claudia Carsughi 20/02/2025
por Claudia Carsughi 20/02/2025
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp
Goodyear ZF

Sensor aplicado dentro do pneu (Foto: Gabriella Carsughi/Portal Carsughi)

A Goodyear e a ZF se uniram para somar forças e oferecer soluções de monitoramento para frotas, visando trazer economia para os gestores e segurança para os motoristas.

A solução, chamada TPMS Plus, consiste na instalação de um dispositivo chamado Scalar Evo Pulse e sensores nas rodas, que permite monitorar em tempo real pressão, temperatura e localização dos pneus. Esses dados são enviados para a plataforma web chamada Goodyear Mobility Cloud e, caso existam alertas de perda de pressão rápida ou lenta, variação da temperatura ou alerta de saída de uma área geográfica determinada, os profissionais indicados pela frota recebem os alertas por email em tempo real para que tomem as devidas iniciativas.

Para ter maior eficiência, a Goodyear oferece um acompanhamento humano nos alertas, de modo a auxiliar ativamente seus clientes na integração tecnológica e na gestão de pneus, visando a mitigação dos alertas conforme procedimentos operacionais das frotas.

A partir do momento que o frotista tem a informação sobre o estado do pneu, pode interferir imediatamente aumentando assim a durabilidade do mesmo, ganhando desempenho em quilometragem. Outro benefício imediato é a economia com combustível, pois pneus em ordem não requerem mais do veículo para rodar.

Goodyear ZF

Foto: Gabriella Carsughi/Portal Carsughi

Existem ainda outros benefícios indiretos, como monitoramento das carretas em tempo real (solução antes presente principalmente nos cavalos), acompanhamento da temperatura, identificando antecipadamente o superaquecimento do conjunto freio, roda e pneu, evitando a possibilidade de incêndio do pneu, e o risco ao veículo e carga, antecipação de potenciais situações não previstas nos pneus antes da saída ou no trajeto do transporte, captura do hodômetro da carreta baseado em GPS e evitar risco de movimentação indesejada dos pneus durante a viagem.

A proposta apresentada pela Goodyear e pela ZF funciona melhor ainda se o veículo tiver EBS (Sistema Eletrônico de Freio), reportando ao gestor da frota mais informações como uso de frenagem, diagnóstico de freio, quilometragem, carga, entre outras.

caminhãofrotagood yearpneustpmszf
Claudia Carsughi

Claudia é Psicóloga por formação e atua no Jornalismo há mais de 20 anos. Filha do Claudio, resolveu dar continuidade à sua brilhante carreira alimentando as colunas de Automobilismo do Portal.

Anterior
GM vai contra-atacar chineses elétricos com o Spark
Próximo
China lidera exportações com carros a gasolina, por enquanto

Você também pode gostar...

Ferrari 849 Testarossa: a mais potente já produzida

Mercado automotivo: pela primeira vez, Brasil importa mais da China do que da Argentina

Portfólio 2026 da Citroën está repleto de novidades

Toyota Corolla ganha versão híbrida de entrada

Pré-venda do novo VW Golf GTI é cheia de ‘restrições’

Elétrico Chevrolet Spark será produzido no Ceará

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Rampage 2026 reduz drasticamente preços

    11/08/2025
  • 2

    Honda Civic chega renovado à linha 2026 pelo mesmo preço

    11/07/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

Ferrari 849 Testarossa: a mais potente já produzida

Mercado automotivo: pela primeira vez, Brasil importa mais da China do que da Argentina

Portfólio 2026 da Citroën está repleto de novidades