Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Fórmula 1

Relíquias da Fórmula 1: o Mercedes de Fangio e cinco carros icônicos em leilões históricos

por Portal Carsughi 12/02/2025
por Portal Carsughi 12/02/2025
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp
Ferrari

Foto: Ádám Urvölgyi/Pixabay

A Fórmula 1 sempre despertou fascínio tanto entre fãs que acompanham cada curva das corridas quanto entre aqueles que procuram sites para apostar em automobilismo. Em fevereiro de 2025, essa paixão foi demonstrada quando um exemplar raríssimo do Mercedes-Benz W196R Streamliner, pilotado pelo argentino Juan Manuel Fangio e pelo inglês Stirling Moss em 1955, foi leiloado em Stuttgart, na Alemanha, por 51,1 milhões de euros (aproximadamente R$ 305 milhões).

Esse modelo foi muito importante na trajetória de Fangio, que obteve sua terceira conquista mundial naquele ano e acabou somando cinco títulos entre 1951 e 1957, tornando-se o único piloto a triunfar por quatro equipes: Alfa Romeo, Mercedes, Ferrari e Maserati. Moss, por sua vez, foi vice em quatro temporadas e conquistou respeito duradouro sem um título oficial.

Um dos diferenciais do W196R era a carroceria aerodinâmica que se adaptava perfeitamente conforme as exigências de cada pista. O motor possuía oito cilindros em linha, atingindo cerca de 300 cavalos de potência. Fangio venceu com ele as provas da Argentina, Bélgica, Holanda e Itália, enquanto Moss superou o companheiro no GP da Inglaterra.

Esse carro único pertencia ao Indianapolis Motor Speedway Museum desde 1965, mas foi colocado no mercado para financiar reformas estimadas em US$89 milhões no museu. O comprador não se identificou. A Mercedes fabricou apenas 14 unidades do W196, reforçando sua raridade e valor histórico.

A seguir, confira cinco modelos de Fórmula 1 que atingiram valores recorde em leilões e conquistaram lugar de destaque entre colecionadores do mundo inteiro. São exemplos que, assim como o W196R de Fangio e Moss, mostram o poder do legado deixado por pilotos lendários e suas máquinas icônicas:

5) Ferrari F1-2000 (2000) – US$ 9,5 milhões

Em 2000, a Ferrari de chassi 198, pilotada por Michael Schumacher, encerrou um jejum de 21 anos sem títulos para a equipe de Maranello. Equipada com motor V10, foi leiloada em Hong Kong, em 2023, pela RM Sotheby’s, alcançando US$9,5 milhões — cerca de R$54,9 milhões na cotação atual.

4) Ferrari F2001b (2002) – US$ 10 milhões

A F2001b, de chassi 215, levou de Schumacher ao pentacampeonato mundial em 2002. Vendida em Monterey, nos Estados Unidos, também pela RM Sotheby’s, chegou a aproximadamente US$10 milhões, ou R$57,8 milhões hoje em dia. Ela rendeu vitórias históricas, como na primeira prova daquela temporada, na Austrália.

3) Ferrari F2003-GA (2003) – US$ 16,2 milhões

Usada em 2003, a F2003-GA (chassi 229) deu a Schumi o seu sexto título mundial, superando a marca de Fangio. Leiloada por cerca de R$ 93,6 milhões, convertidos hoje em dia, em Genebra, no fim de 2022, ainda mantém o motor V10 funcional.

2) Mercedes-AMG Petronas W04 (2013) – US$ 18,8 milhões

O W04, conduzido por Lewis Hamilton em 2013, foi leiloado antes do GP de Las Vegas de 2023. Esperava-se um valor entre US$10 e 15 milhões, mas chegou a US$18,8 milhões. Esse carro marcou a primeira vitória de Hamilton pela Mercedes, no GP da Hungria daquele ano, dando início a um dos maiores legados da história da F1.

1) Mercedes W196R (1954) – US$ 30,6 milhões

Na liderança figura outro W196R, usado por Fangio em 1954. Em 2013, a casa de leilões Bonhams o vendeu por US$29,6 milhões no Festival de Velocidade de Goodwood, na Inglaterra. Esse valor, aproximadamente R$171 milhões, mostra a grandiosidade das conquistas do maior piloto argentino de todos os tempos.
Os valores podem parecer exorbitantes para uma pessoa comum, mas para um apaixonado por carros de corrida, os milhões gastos com essas máquinas são mais do que um investimento: representam a alegria de ter um pedaço da história da Fórmula 1 em suas garagens.

F1FerrariFórmula 1Mercedes
Portal Carsughi

Portal Carsughi é um site de notícias notícias automotivas, esportivas e de lifestyle ativo desde 2010, criado pelo jornalista Claudio Carsughi e pela filha, Claudia.

Anterior
Renault Kardian com câmbio manual acelera melhor
Próximo
Honda e Nissan podem se separar antes do casamento

Você também pode gostar...

5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

O que Ayrton Senna significa para mim

GP do Japão: podemos esperar uma madrugada promissora?

F1: O desastre Ferrari no GP da China

F1 promove lançamento coletivo das pinturas dos carros de 2025; veja fotos

F1: Verstappen e Pérez participam de bate-papo com o público no Heineken Village

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    GAC estreia no Brasil com cinco modelos eletrificados

    28/05/2025
  • 2

    Tera é a maior aposta da Volks para liderar o mercado

    27/05/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

O que Ayrton Senna significa para mim

GP do Japão: podemos esperar uma madrugada promissora?