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Ford E-Transit 100% elétrica configurada como um “food truck” Nespresso (Foto: Divulgação/Ford)
A Ford apresentou a van Transit no modelo 2026, que ganhou equipamentos importantes de tecnologia, visando aumentar a segurança do motorista.
Passou por pequena mudança na frente, recebendo o novo logo da Ford na frente e a assinatura Transit na parte de trás e agora oferece garantia de dois anos sem limite de quilometragem e para a E-Transit, versão elétrica, continua a ser de três anos, ou 100.000 km.
Mas a grande mudança foi no interior, com painel de instrumentos de 8”, central multimídia de 12” de série em todos os modelos que também ajuda a reduzir as distrações do motorista. Além de controles do ar-condicionado, modos de condução e ajustes gerais do veículo diretamente na tela, tem conexão sem fio com Android Auto e Apple CarPlay.
Traz também mais equipamentos de assistência ao motorista de série, que ajudam a reduzir os riscos de acidentes e evitar a parada do veículo para reparos. A Transit Chassi agora traz retrovisores com rebatimento elétrico, câmera de ré, sensor de estacionamento dianteiro, farol de neblina, piloto automático, monitoramento de pressão dos pneus, ar-condicionado digital e alarme perimetral com valor a partir de R$ 282.900.
Interior da Ford Transit (Foto: Divulgação/Ford)
Para cobrir uma linha maior, a Ford lançou duas novas versões com rodado simples: a Furgão Cargo, com PBT de até 4,0 t, e a Vidrada Longa, que pode ser usada, por exemplo, em transporte executivo para 18 passageiros ou até van escolar com 29 lugares. O rodado simples é uma opção que, em determinadas aplicações, amplia o aproveitamento de espaço e reduz os custos com pneus e pedágio.
Versões e equipamentos
A Nova Transit conta com 22 modelos das versões chassi, furgão, minibus e elétrica que permitem mais de 60 configurações para diversos tipos de aplicação.
A Transit Chassi dispõe das versões curta ou longa (PBT de 3,5 a 4,7 t), com transmissão manual.
A Transit Furgão tem as versões de 10.7 m, 12.4 m e Cargo (PBT de 3,5 a 4,0 t), manuais ou automáticas.
Ford Transit Minibus (Foto: Divulgação/Ford)
A Transit Minibus oferece versões de 15 ou 18 lugares e as vidradas curta ou longa (PBT de 4,1 a 4,6 t), manuais ou automáticas.
Já a elétrica E-Transit, além da versão chassi, tem os furgões de 9.5 m, 10.7 m, 11.0 m, 12.4 m e 15.1 m (PBT de 3,5 a 4,2 t).
A Transit Minibus ganhou sistema de monitoramento de ponto cego, espelhos retrovisores com rebatimento elétrico, monitoramento de pressão dos pneus, ar-condicionado digital e alarme perimetral. Ela continua a oferecer também piloto automático adaptativo, frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestre, sistema de manutenção na faixa, câmera de ré, farol de neblina, sensor de estacionamento dianteiro, farol alto automático, sensor de chuva, alerta de colisão e estribo elétrico automático, por R$ 354.900.
Essa mesma lista de equipamentos é oferecida também na Transit Furgão, que custa a partir de R$ 297.900. A E-Transit tem preço sob consulta.
Com relação à motorização, o motor 2.0 EcoBlue diesel da Nova Transit traz potência de 165 cv e torque de 39,7 kgfm.
As duas opções de transmissão, manual de seis velocidades e automática de 10 velocidades. Há também os quatro modos de condução – Normal, Eco, Escorregadio e Rebocar/Transportar.
Outra novidade é o sistema de monitoramento inteligente da vida útil do óleo (5W30) que indica o momento ideal para troca, junto com as revisões a cada 20.000 km ou 12 meses, mais um fator de economia.