Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Industria Automobilistica

Dodge Challenger T/A: ao volante de uma lenda

por Renato Bellote 09/02/2025
por Renato Bellote 09/02/2025
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp

O termo pony car surgiu nos Estados Unidos na metade da década de 60. O Ford Mustang que está completando 60 anos história foi o responsável pela introdução deste segmento no mercado. Basicamente é um carro pequeno, para os padrões norte-americanos, mas que trazia um estilo bastante peculiar.

Como sabemos o Mustang fui seguido do seu maior rival, o Camaro da Chevrolet, que sai de linha no final de 2024. Mas um outro concorrente de peso chegaria seis anos mais tarde: o Dodge Challenger. Esse estilo desafiador ficou claro pelo design agressivo e também desempenho excepcional.

Os dois primeiros anos do modelo são considerados os mais clássicos antes do facelift que ocorreu em 1972. Nessa época também, logo antes da crise mundial do petróleo, ele perdeu algumas opções de motorização que faziam toda diferença quando a ideia era falar de desempenho apimentado.

O exemplar da matéria é um dos maiores incríveis já produzidos pela indústria norte-americana de muscle car. Ele traz a clássica carroceria dos dois primeiros anos e também o icônico motor 340 V8 com o 6-pack, um pacote que traz nada menos do que três carburadores de corpo duplo. Tudo isso representava muita performance nos anos 70.

Dodge Challenger TA

Dodge Challenger T/A (Foto: Renato Bellote)

Um outro motor famoso do modelo era o Hemi com câmeras de combustão hemisféricas, daí o nome, que foi lançado na década de 50. Ele se desenvolveu ao longo do tempo e chegou à na era de ouro dos muscle cars. Basicamente entregava força bruta e um som bastante característico.

A versão T/A basicamente era um carro de corrida pra andar nas ruas. Ele competia com outros bólidos como Mustang, Pontiac e Camaro no SCCA Trans Am. De maneira geral era uma categoria onde os donos podiam ver as maquinas acelerando e comprar um deles no dia seguinte.

Este exemplar traz também a combinação que é bastante rara nos Estados Unidos: a transmissão manual de quatro marchas e a cor da carroceria. É a famosa alavanca pistol grip. Mas sobre isso falaremos em uma outra matéria guiando o clássico.

carro antigododgedodge challengergaragem do bellotevídeo
Renato Bellote

Renato Bellote é jornalista automotivo em São Paulo. Além dos clássicos na garagem está à frente do canal Garagem do Bellote desde 2007 contando histórias e estórias a bordo de grandes máquinas.

Anterior
Mustang manual terá apenas 200 unidades
Próximo
Carros que saíram de linha, não tiveram sucessores e deixaram saudade

Você também pode gostar...

WEC: Porsche #6 lidera os treinos livres de sexta-feira das 6H de São Paulo

Honda Civic chega renovado à linha 2026 pelo mesmo preço

BYD abre as portas da fábrica da Bahia com muitas ambições

Ford Territory 2026 muda e tem bom preço perante a concorrência

Carro popular só se repete como farsa

Fiat Fastback 2026: mudanças visuais e em equipamentos

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Efeito VW Tera: os preços dos SUVs de entrada vão cair

    09/06/2025
  • 2

    GWM lança Haval de melhor custo-benefício

    01/07/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

WEC: Porsche #6 lidera os treinos livres de sexta-feira das 6H de São Paulo

Honda Civic chega renovado à linha 2026 pelo mesmo preço

BYD abre as portas da fábrica da Bahia com muitas ambições