No início de 2025, em Detroit (EUA), aconteceu o programa de premiação “18º EyesOn Design Awards anual” e os vencedores foram dois carros-conceito da Cadillac, o Opulent Velocity e o Sollei.
O primeiro, o Opulent Velocity, foi premiado como “Melhor Design de Veículo Conceito”. Ele apareceu no verão de 2024, é 100% elétrico e chama a atenção pelo design das portas em forma de borboleta, muito chique e aerodinâmico.
“O Opulent Velocity é um estudo de design baseado em experiências”, diz Bryan Nesbitt, diretor executivo de Design Global da Cadillac. “É a visão futura do desempenho de luxo, incorporando a liderança da Cadillac em capacidades de condução sem as mãos, eletrificação e excelência em desempenho. O Opulent Velocity expressa a mais artística integração de tecnologia, luxo e entusiasmo caracterizada pelas versões V-Series da Cadillac e futuras expressões de design eletrificado”.
A experiência que o Opulent oferece está relacionada à liberdade, trazendo portanto a condução totalmente autônoma de nível 4, proporcionando descanso aos ocupantes do carro. O interior do carro oferece iluminação ambiente, detalhes artísticos e entretenimento para seus ocupantes, sem que seja necessário tocar no volante.
O segundo carro mencionado, o Sollei, ganhou o prêmio por usar cores, grafismo e materiais especiais. O acabamento na cor “Manila Cream” remete à cor usada originalmente nos Cadillacs de 1957 e 1958, porém foi renovada e pintado à mão.
Na frente o desenho dele é retilíneo e na traseira, um feixe de luz horizontal liga as lanternas. Na parte interna, os designers usaram um material derivado de raízes de cogumelos e couro “Fine Nappa”. Ele é um conversível de quatro lugares e o painel chama a atenção por ser uma tela que vai de ponta a ponta do carro.
Para complementar o luxo, a decoração da parte interna traz acabamentos folheados de madeira. O para-brisa é emoldurado em alumínio escovado associado a outros acabamentos em napa. Para enriquecer a beleza, na parte de trás tem ainda um refrigerador para bebidas que traz copos de cristal e uma porta de vidro elétrica.
Vale lembrar que estamos falando de carros-conceito, não disponíveis no mercado para compra.