Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Industria AutomobilisticaPorsche

Um SUV que deixa cair o queixo: Cayenne Turbo GT

por Fernando Calmon 14/01/2025
por Fernando Calmon 14/01/2025
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp
Cayenne Turbo GT

Cayenne Turbo GT (Foto: Divulgação/Porsche)

Quando a Porsche decidiu entrar no mercado de SUV com o Cayenne, em 2002, chocou os puristas. Custava acreditar que a marca admirada ao redor do mundo pelo icônico 911 (hoje único carro esporte com motor atrás do eixo traseiro), fosse arriscar em um segmento em que o “S” de Sport representa só uma letra supérflua para um utilitário esporte. Todavia o SUV ajudou muito a recuperar financeiramente a empresa e mais adiante, depois de reviravoltas, assumir o controle do Grupo VW. As famílias Porsche e Piëch ainda detêm 52% do capital do conglomerado, mesmo com a Porsche listada em bolsa de valores desde 2022.

O Cayenne Turbo GT destaca números superlativos: V-8, 4-L turbo, 659 cv, 86,7 kgf·m, 0 a 100 km/h em impressionantes 3,3 s, máxima de 305 km/h. Em um carro com massa em ordem de marcha de 2.245 kg pode parecer surreal, mas não é.

Costas colam no banco ao acelerar a fundo, comportamento em curvas totalmente previsível graças à combinação perfeita de suspensão pneumática adaptativa, eixo traseiro direcional com vetorização de torque e aerofólio traseiro ativo. Junte-se a isso a capacidade incrível dos freios a disco carbo-cerâmico. O ronco borbulhante do motor ecoa mais fortemente ao toque de um botão.

Cayenne Turbo GT

Cayenne Turbo GT (Foto: Divulgação/Porsche)

Ao teto no estilo cupê em compósito de fibra de carbono, material também presente no aerofólio e nas carcaças dos retrovisores, juntam-se o interior totalmente renovado e o volante na posição quase vertical típico de todos os Porsches com a típica tira amarela na parte superior do aro (herança das competições). Apesar dos 2.895 mm de entre-eixos, o espaço de pernas no banco traseiro é apenas regular para dois adultos com mais de 1,80 m de estatura. Porta-malas bem grande: 549 litros.

Difícil achar uma falha, porém existe: console central, onde ficam controles do ar-condicionado, reflete a luz solar em determinados horários, um incômodo particular em países tropicais.

avaliaçaoCayennecayenne turboesportivoporscheSUVturbo gt
Fernando Calmon

Fernando Calmon, engenheiro e jornalista especializado desde 1967. Sua coluna automobilística semanal “Fernando Calmon” estreou em 1999. Publicada em UOL Carros e em uma rede de mais de 80 portais, sites, jornais e revistas pelo País. Diretor de redação da revista Top Carros. Correspondente para América do Sul do site Just-auto (Inglaterra). Em abril de 2015, apontado como o mais admirado jornalista automobilístico do País por 400 profissionais do setor. Consultor técnico de automóveis, de mercado automobilístico e de comunicação.

Anterior
Honda, Nissan e Mitsubishi: trio de japonesas se une a fim de enfrentar desafios crescentes
Próximo
Carro de luxo é picape média no Brasil

Você também pode gostar...

BYD abre as portas da fábrica da Bahia com muitas ambições

Ford Territory 2026 muda e tem bom preço perante a concorrência

Carro popular só se repete como farsa

Fiat Fastback 2026: mudanças visuais e em equipamentos

BYD mostra fábrica em Camaçari (BA), ainda sem começar produção efetiva

Mercado de veículos fecha 1º semestre em alta, mas juros freiam ritmo de crescimento

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Efeito VW Tera: os preços dos SUVs de entrada vão cair

    09/06/2025
  • 2

    GWM lança Haval de melhor custo-benefício

    01/07/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

BYD abre as portas da fábrica da Bahia com muitas ambições

Ford Territory 2026 muda e tem bom preço perante a concorrência

Carro popular só se repete como farsa