Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
HondaIndustria AutomobilisticaMitsubishiNissanRenault

Renault, Nissan, Mitsubishi e Honda: fusão das japonesas depende dos interesses da Renault

por Milad Kalume Neto 27/01/2025
por Milad Kalume Neto 27/01/2025
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp
Nissan Honda e Mitsubishi

Foto: Divulgação/Honda

Em meados de dezembro alguns rumores começaram a pipocar na imprensa internacional sobre um possível acordo entre Nissan e Honda. Dias depois fui consultado sobre o tema aqui no Brasil e considerei improvável tal fusão em função da necessidade de alinhamento com os franceses da Renault e da diferença cultural entre a gestão das empresas.

Entenda a situação atual. A Nissan tem aliança com a Renault, dona de cerca de um terço de suas ações. A empresa japonesa, por sua vez, é a maior acionista da Mitsubishi, que também faz parte do acordo.

Carlos Ghosn, ex-presidente da Nissan e ator de uma fuga provável apenas nos melhores filmes de ficção, concedeu entrevista acerca do tema e disse que o potencial acordo entre sua antiga empresa e a Honda indicaria que a primeira estaria em “modo pânico”. O executivo fez ainda um comentário bem assertivo indicando que as duas fabricantes têm portfólios semelhantes e atuam nos mesmos mercados.

Aparentemente, essa entrevista mexeu com os envolvidos… Em 23 de dezembro, uma coletiva reuniu os líderes globais de Honda (Toshihiro Mibe), Nissan (Makoto Uchida) e Mitsubishi (Takao Kato). O evento apontou para o início das negociações de fusão entre as companhias – que devem ser concluídas em junho de 2025, com a abertura do capital da holding em agosto de 2026.

Uchida foi protocolar e disse que a união irá “combinar seus pontos fortes e reduzir seus pontos fracos”. Mibe, por sua vez, comentou que o processo ocorrerá para combater a ascensão da indústria chinesa, mas que se dará no caso de a Nissan superar os maus resultados observados no último balanço.

Por fim, Kato afirmou que a Mitsubishi definirá seu futuro até o final de Janeiro de 2025. Eu, particularmente, creio que a marca irá para onde a Nissan caminhar.

A matriz da Renault não tardou e no mesmo dia publicou, de forma simplista, a seguinte nota:

“O Renault Group reconhece os anúncios feitos hoje pela Nissan e Honda, que ainda estão numa fase inicial. Como principal acionista da Nissan, o Renault Group considerará todas as opções com base no melhor interesse do grupo e de seus stakeholders. O Renault Group continua a executar sua estratégia e a implementar projetos que criam valor para o grupo, incluindo projetos já lançados no âmbito da aliança.”

Se utilizarmos um pouco da semântica do mundo dos negócios, o que isso pode significar? Problemas, claro. Explicamos, com alguns recortes extraídos do comunicado emitido pela Renault:

1. “Ainda estão numa fase inicial”: nada foi decidido, é apenas um acordo de intenções;
2. “Como principal acionista da Nissan”: indica que a Renault irá exercer os seus únicos interesses;
3. “Considerará todas as opções”: considerará desde a cisão até a manutenção do negócio como está;
4. “No melhor interesse do Grupo e de seus stakeholders”: o que valerá é o que a Renault e seus investidores definirem;
5. “Continua a executar sua estratégia”: mais uma vez, não importa o que a Nissan decida, a Renault continuará a seguir o que para ela fizer mais sentido;
6. “Projetos já lançados no âmbito da aliança”: um lembrete para a Nissan de que a aliança vem em primeiro lugar e que, em breve, serão lançados modelos elétricos da japonesa no mercado europeu com tecnologia Renault – o que poderá causar problemas para a companhia nipônica.

Muita energia ainda será consumida com este assunto. Vamos aguardar…

fusãoHondamitsubishiNissanRenault
Milad Kalume Neto

Engenheiro Mecânico formado pela Escola de Engenharia Mauá, Advogado pela PUC/SP e Pós-graduado em Administração pela FGV-SP. Entre 2001 e Maio de 2024, trabalhou na JATO, consultoria especializada no mercado automotivo com atuação direta em todo ecossistema automotivo com destaque para montadoras, importadoras, empresas de Leasing, Frotas e Autopeças trazendo soluções inovadoras para o mercado brasileiro com ênfase para especificações, diferentes tipos de preços, incentivos, TCO e volumes de vendas.

Anterior
Toyota abre caminho para motores flex na Índia
Próximo
Citroën C3 You! resgata experiência de compactos rápidos

Você também pode gostar...

WEC: Porsche #6 lidera os treinos livres de sexta-feira das 6H de São Paulo

Honda Civic chega renovado à linha 2026 pelo mesmo preço

BYD abre as portas da fábrica da Bahia com muitas ambições

Ford Territory 2026 muda e tem bom preço perante a concorrência

Carro popular só se repete como farsa

Fiat Fastback 2026: mudanças visuais e em equipamentos

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Efeito VW Tera: os preços dos SUVs de entrada vão cair

    09/06/2025
  • 2

    GWM lança Haval de melhor custo-benefício

    01/07/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

WEC: Porsche #6 lidera os treinos livres de sexta-feira das 6H de São Paulo

Honda Civic chega renovado à linha 2026 pelo mesmo preço

BYD abre as portas da fábrica da Bahia com muitas ambições