A Stellantis implementou uma redução de potência em alguns modelos turbo de 9 cv para se adequar às novas normas de emissões que passaram a vigorar em 1º de janeiro.
Parte dos veículos com o motor 1.3 turboflex passa a entregar até 176 cv quando abastecidos com etanol ou gasolina. Esse motor mantém o torque de 27,5 kgfm.
Anteriormente, os motores dos Jeep Renegade, Compass e Commander, assim como os da Fiat Fastback Limited Edition e Toro, geravam 180 cv com gasolina e 185 cv com etanol.
O Fastback Abarth, entretanto, continua com 185 cv. Essas mudanças na potência podem afetar desempenho e consumo. A Fiat não forneceu ainda as fichas técnicas dos modelos e informou que “pequenas alterações de potência em alguns modelos são imperceptíveis na utilização cotidiana”.
Em contrapartida, a Stellantis deve aumentar a potência nas variantes a diesel, para atender às novas normas de emissões. Para isso, tem à disposição o motor Multijet 2.2 turbodiesel de 200 cv em versões da Ram Rampage. Fiat Toro e os Jeep Compass e Commander devem trocar o motor atual TD380 (2.0 turbo de 170 cv) pelo Multijet, resultando em um acréscimo de 30 cv na potência.
・ Fiat revela primeiro novo produto em sua planta argentina
Mais mudanças na Stellantis, agora na Argentina: o Complexo Industrial de Córdoba vai receber um aporte de US$ 385 milhões para fabricar uma família de produtos, componentes e um novo motor. E o primeiro desses produtos é a Fiat Titano, que será a primeira picape produzida pelo grupo Stellantis na Argentina.
A picape média atualmente é feita pela Nordex, uma empresa uruguaia da qual a Stellantis detém 49%. Durante 2024, a montadora emplacou 6.223 unidades da Titano (entre maio e dezembro) no Brasil, e vem numa tendência de alta. Em dezembro, por exemplo, ela vendeu mais que Mitsubishi L200, Nissan Frontier e Volkswagen Amarok.
Com a produção na Argentina, a Titano pode receber um pequeno facelift e renovar também sua motorização: sai de cena o atual 2.2 turbodiesel de 180 cv para receber um moderno Multijet 2.2 de 200 cv que já equipa as versões diesel da Rampage.