Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Alfa RomeoIndustria Automobilistica

Alfa Romeo 2300: o nacional importado

por Renato Bellote 18/01/2025
por Renato Bellote 18/01/2025
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp

O título da matéria já diz tudo: o nacional importado. Essa foi a percepção geral tanto dos consumidores quanto da imprensa especializada quando a Alfa Romeo lançou o 2300 no Brasil, em 1974. Há exatos 51 anos chegava o carro sem paralelo em termos de luxo e requinte.

O modelo foi o único da marca italiana produzido fora da Itália. Isso por si só já é algo fantástico. Especialmente se pensarmos em um período pré-globalização, no qual as marcas estavam completamente comprometidas com o desenvolvimento de projetos em seus próprios países.

Inicialmente e durante alguns anos o 2300 foi produzido na fábrica da FNM em Xerém, estado do Rio de Janeiro. No final da década de 70 a Fiat assumiu a operação e mudou a produção para Betim, onde fica o complexo industrial dos modelos da marca. Vale ressaltar que essa mudança acabou sendo positiva para o carro, que ganhou em qualidade de construção e também de materiais.

O Alfa Romeo 2300 era caro. Aliás, muito caro. Por isso a suas vendas acabaram sendo bastante restritas. O público-alvo era o executivo ou empresário bem-sucedido que gostava de algo refinado e cheio de requinte, como me referi no primeiro parágrafo.

Alfa Romeo 2300

Alfa Romeo 2300 (Foto: Renato Bellote)

E não era algo apenas estético. O modelo trazia inovações e características que os similares nacionais só trariam duas décadas mais tarde. Freios a disco nas quatro rodas, câmbio de cinco marchas e saída de ventilação para os passageiros no banco traseiro são apenas três delas. Vale lembrar que até a década de 2000 os modelos da Honda vendidos por aqui não tinham essa última opção de conforto.

Além disso vale destacar o painel extremamente completo para o padrão de época. Todas as informações mais importantes eram mostradas de maneira analógica para o motorista de modo a conduzir a macchina da melhor forma possível. E também o volante escamoteável, outra novidade inédita no país.

Guiar um deles é muito satisfatório. O motor de 2,3 litros com carburação quádrupla entrega 149 cv e uma sonoridade característica dos clássicos da marca italiana. E como toda orquestra ele precisa de um bom profissional para estar muito bem afinado para os passeios de fim de semana.

Alfa Romeoalfa romeo 2300carro antigogaragem do bellotevídeo
Renato Bellote

Renato Bellote é jornalista automotivo em São Paulo. Além dos clássicos na garagem está à frente do canal Garagem do Bellote desde 2007 contando histórias e estórias a bordo de grandes máquinas.

Anterior
O design automotivo ficou mais pobre. Entenda o porquê
Próximo
Modelos Jeep e Fiat têm redução de potência

Você também pode gostar...

Hyundai Kona quer atrair pelo consumo

BYD Song Plus iguala visual ao Premium e recebe novos conteúdos

Jeep Renegade 2026: poucas novidades e preços reduzidos

Agora argentina, Fiat Titano 2026 chega renovada

Vendas crescem em maio e picape continua na liderança; confira o top 10

Fabricante quer proteção, chinês quer benefício, consumidor paga a conta alta

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    GAC estreia no Brasil com cinco modelos eletrificados

    28/05/2025
  • 2

    Agora argentina, Fiat Titano 2026 chega renovada

    05/06/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

Hyundai Kona quer atrair pelo consumo

BYD Song Plus iguala visual ao Premium e recebe novos conteúdos

Jeep Renegade 2026: poucas novidades e preços reduzidos