Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Industria Automobilistica

Adeus ano velho, feliz ano novo! E os números do setor automotivo, como ficam?

por Milad Kalume Neto 08/01/2025
por Milad Kalume Neto 08/01/2025
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp
Pátio de carros

Foto: Reprodução

A você, leitor, um Feliz Ano Novo repleto de saúde, paz, alegria e realizações!

O ano de 2024 se foi e com ele um ano de crescimento representativo no mercado automobilístico nacional.

Falando em carros e comerciais Leves, depois de quatro anos entre 2 e 2,2 milhões de veículos, o ano de 2024 fechou com 2.483.696 unidades, um crescimento de 13,9% em relação a 2023 (2,18 milhões).

O campeão de emplacamento foi a Fiat Strada com 144.697 unidades vendidas. Com apenas 4.507 unidades a menos, o VW Polo (140.187) foi o segundo colocado. Já bem distante, o Chevrolet Onix fechou a terceira colocação com 97.508 unidades e apenas 425 unidades a frente do HB20 (observe que nesta classificação os hatchbacks e os sedãs são separados). Fiat Argo em quinto e VW T-Cross aparece em sexto, sendo o primeiro SUV no ranking geral.

Existe um potencial para crescimento em 2025, mas muito dependerá da economia, em especial das taxas de juros que representam mais de 50% das vendas de veículos novos no mercado brasileiro e do valor do dólar. A tendência otimista inicialmente observada para o ano é de uma alta de 6% em relação a 2024 e que o mercado caminhe para a casa dos 2,6 milhões de veículos.

Entre os eletrificados, BYD Dolphin Mini (21.968 unidades) e BYD Song Plus (18.029) foram os líderes. GWM Haval H6 em terceiro com 17.912 unidades (se somado o H6 GT pularia para 22.893 e alcançaria o primeiro lugar mas este colunista entende ser um veículo de performance superior e, neste sentido, seriam dois modelos distintos… polêmica à vista). Em quarto lugar, o BYD Dolphin (15.212) e em quinto Toyota Corolla Cross (13.459).

Os eletrificados fecharam 2024 com 175.259 emplacamentos um crescimento de… 86,6% em relação a 2023. Ainda existem margens para crescimento mas além dos fatores acima mensurados, para estes veículos ainda incidirão as novas alíquotas de importação que tendem a ser antecipadas para antes de junho de 2026 (35%). A pressão da Anfavea junto ao governo é grande neste sentido. Bom? Ruim? Depende… Importante para a indústria nacional ganhar tempo para se desenvolver e tentar se tornar mais competitiva, entretanto ruim pois altera a regra do jogo pré-estabelecida o que não é bom o ponto de vista da estabilidade jurídica.

As vendas diretas tiveram em dezembro um mês padrão, acima dos 50% mas aquém do esperado (~55%). O ano de 2024 fechou de forma muito semelhante à dos anos anteriores com 49,9% das vendas ocorrendo na modalidade Vendas Diretas. Estas vendas ocorrem diretamente das fabricantes para o cliente final em regime legal de exceção e podem ocorrer para: locadoras, taxistas, PCDs, produtores rurais,…

A tendência é que os preços dos veículos automotores tenham uma pequena elevação em relação à inflação em comparação a 2024. Os juros mais elevados irão conter a inflação, mas o dólar elevado irá impactar o valor do automóveis haja vista a maior parte de um veículo ser fabricada com elementos que têm preços balizados em nível internacional pelo dólar.

Espera-se um bom ano para o mercado em 2025. Entretanto novamente o mercado é quem dita as regras. Será um ano de controle de estoques, de custos e de posicionamento de preços de produtos em função de novas tecnologias. Quase todos (senão todos) os novos lançamentos serão eletrificados e de forma majoritária com o mild-hybrid como forma principal de propulsão.

As taxas de juros elevadas e a restrição ao crédito poderão ser problemas que afetarão novamente o mercado automobilístico brasileiro em 2025, freando de certa forma o crescimento observado.

É aguardar para ver o desenrolar dos próximos acontecimentos!

carro elétricoeletrificaçãoemplacamentosmercadovendas
Milad Kalume Neto

Engenheiro Mecânico formado pela Escola de Engenharia Mauá, Advogado pela PUC/SP e Pós-graduado em Administração pela FGV-SP. Entre 2001 e Maio de 2024, trabalhou na JATO, consultoria especializada no mercado automotivo com atuação direta em todo ecossistema automotivo com destaque para montadoras, importadoras, empresas de Leasing, Frotas e Autopeças trazendo soluções inovadoras para o mercado brasileiro com ênfase para especificações, diferentes tipos de preços, incentivos, TCO e volumes de vendas.

Anterior
Cybertruck, picape elétrica da Tesla, bate recorde de recalls
Próximo
Um palpite sobre o futuro dos carros populares

Você também pode gostar...

Série limitada AMG celebra filme “F1” de Brad Pitt

Picape Maverick 2026 com nova versão Lariat Black

BYD Song Plus tem visual renovado e bateria maior

Efeito VW Tera: os preços dos SUVs de entrada vão cair

Fenabrave: preocupações no mercado de automóveis nos próximos meses

Com novas versões e facelift, Ford lança nova Maverick

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Efeito VW Tera: os preços dos SUVs de entrada vão cair

    09/06/2025
  • 2

    Jeep Renegade 2026: poucas novidades e preços reduzidos

    06/06/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

Série limitada AMG celebra filme “F1” de Brad Pitt

Picape Maverick 2026 com nova versão Lariat Black

BYD Song Plus tem visual renovado e bateria maior