Fim de ano, Carnaval, feriados prolongados… Viajar de carro é sempre uma escolha confortável. E você, certamente, realiza uma revisão completa no veículo para garantir que tudo esteja em ordem, evitando imprevistos na estrada e garantindo uma viagem segura até o seu destino final.
Mas você já pensou que carregar seu pet, seja cachorro ou gato, solto nos bancos ou até mesmo no porta-malas representa um perigo grande para ele? Os artigo 252 e 235 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) dizem, respectivamente, que é proibido “dirigir o veículo transportando pessoas, animais ou volume à sua esquerda ou entre os braços e pernas” e “conduzir pessoas, animais ou carga nas partes externas do veículo, salvo nos casos devidamente autorizados”.
Sendo assim, aqui estão cinco dicas para você transportar seu pet com conforto e segurança dentro do carro, não só para viajar, mas também na cidade.
1. Adaptador de cinto de segurança
Seus pets devem ser sempre transportados no banco traseiro, com um adaptador de cinto de segurança que é feito especificamente para ser preso na coleira peitoral. Jamais prenda na coleira de pescoço, pois em caso de freadas bruscas ou acidentes, pode machucá-lo ou até mesmo ser fatal.
Lembre-se de ajustar bem o adaptador para que ele não tente pular para os bancos de frente. Se nós devemos usar cinto de segurança, eles também devem.
2. Caixa ou assento de transporte
Animais pequenos e mais ansiosos tendem a fazer uma viagem mais tranquila se estão dentro de uma caixa ou assento de transporte. Escolha uma caixa ventilada e espaçosa para que ele fique confortável. É importante notar se a caixa se prende ao cinto de segurança para que ele se mantenha seguro e firme durante todo o trajeto.
3. Tag de identificação
Tenha sempre na coleira de pescoço do seu pet uma tag de identificação com as suas principais informações de contato, como nome e telefone.
São muitos os casos de cachorros que se assustam e fogem do carro em acidentes rodoviários quando estão soltos. Se estiverem identificados, o reencontro com o dono é mais fácil de acontecer.
4. Rede de banco
A rede de banco é um item que limita ainda mais o acesso do pet aos bancos da frente para que ele não tente pular e não distraia o motorista durante a viagem. Por ser uma rede, não impede a circulação do ar e mantém toda a cabine refrigerada e confortável para seus animais.
5. Capa de proteção para os bancos
Existem diversos tipos de capas de proteção para os bancos, não só aquela para manter o carro limpo e livre do acumulo de pêlos e sujeiras.
Sugerimos a capa que se prende aos bancos frontais, formando assim um habitáculo seguro para o transporte dos seus pets. Essas geralmente já vem com uma espécie de rede central que evita que eles pulem para os bancos da frente e ainda mantém a ventilação.
Esses itens são facilmente encontrados em pet shops ou grandes redes de produtos para animais, mas também algumas montadoras disponibilizam um catálogo bem completo de acessórios para pets para seus clientes, como Hyundai, Volkswagen e Chevrolet.
Lembre-se: a segurança dos seus pets é tão importante quanto a sua.