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Industria Automobilistica

E o mercado de carros elétricos, como vai?

por Milad Kalume Neto 14/12/2024
por Milad Kalume Neto 14/12/2024
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carro elétrico

Foto: Divulgação/Tesla

Em minha última coluna disponibilizei algumas relevantes informações sobre o que são os veículos à combustão, células de combustível e os híbridos (todos os tipos existentes).

A motivação para iniciar com o entendimento teórico dos diferentes tipos existentes decorreu da grande quantidade de dúvidas que as pessoas tinham em relação aos veículos eletrificados, incluindo gente da própria indústria, em especial com respeito ao Mild-Hybrid e as diferentes aplicações com e sem plug-in existentes.

Sedimentado o entendimento teórico, parto para a parte mais gostosa… a análise do mercado.

Dentro de um cenário considerado otimista, realizei em Março deste ano, quando ainda estava na consultoria que trabalhei até Maio, um estudo indicando a participação de mercado de cada tipo de tecnologia para 2030. Os dados para veículos de passeio, seguem abaixo:

– Motores a Combustão:
・ Puros: 50,12%
・ Mild-Hybrids: 24,43%

– Elétricos Puros: 8,23%

– Híbridos: 12,52%

– Híbridos Plug-in: 4,30%

– Outras tecnologias: 0,40% (hidrogênio fundamentalmente).

Claro que os números poderão variar substancialmente no caso de haver algum investimento específico direcionado para alguma dessas tecnologias, como por exemplo, um direcionamento na implantação de postos de hidrogênio (estudo da USP com aplicação já em funcionamento) ou mesmo um direcionamento para a produção dos Mild-Hybrids, o que, definitivamente me parece ser o caminho mais acertado para um país (pobre) como o Brasil e que tem uma matriz energética tão favorável a esta utilização quando combinada com o etanol nos veículos de passeio e comerciais leves.

Para os veículos pesados existe uma outra discussão em andamento. Neste caso a transição passará por outras tecnologias com a utilização de biocombustíveis, especialmente o biodiesel e o biometano. A transição se efetivará, provavelmente, com os veículos movidos a hidrogênio no médio/longo prazos pois realmente este combustível tem um potencial gigante de aproveitamento neste segmento. Deixarei a discussão dos pesados à parte pois existe muito ainda a ser feito neste segmento, a iniciar pelo processo de Renovação de Frota – não custa sonhar!

E o mercado hoje, como anda?

Temos o seguinte panorama no acumulado do ano até o mês de Setembro:

– Motores a Combustão:
・ Puros: 91,13%
・ Mild-Hybrids: 4,30%

– Elétricos Puros: 3,30%

– Híbridos: 0,42%

– Híbridos Plug-in: 0,85%

– Outras tecnologias: 0,00%.

O volume de motores à combustão puros nos Comerciais Leves ainda é muito elevado (99,72%) o que altera estatisticamente os números quando somados ao mercado dos veículos de passeio onde os eletrificados são mais atuantes. Por este motivo prefiro manter o segmento de leves fora das análises.

Fica simples concluir que, tomando por base os números de hoje e as projeções para 2030, é evidente o aumento na quantidade de veículos eletrificados. O público mais atento perceberá já a partir do segundo semestre de 2025 a proliferação dos Mild-Hybrids em nossas ruas.

Importante frisar que a massificação dos veículos eletrificados, a melhora na quantidade de pontos de recarga e a resolução de outras questões vinculadas ao veículo elétrico (como a depreciação, manutenção,…) ensejará um nítido e evidente aumento percentual da participação deste segmento entre 2030 e 2040.

É esperar para ver! Eu não tenho dúvidas…

carro elétricoeletrificaçãomercado
Milad Kalume Neto

Engenheiro Mecânico formado pela Escola de Engenharia Mauá, Advogado pela PUC/SP e Pós-graduado em Administração pela FGV-SP. Entre 2001 e Maio de 2024, trabalhou na JATO, consultoria especializada no mercado automotivo com atuação direta em todo ecossistema automotivo com destaque para montadoras, importadoras, empresas de Leasing, Frotas e Autopeças trazendo soluções inovadoras para o mercado brasileiro com ênfase para especificações, diferentes tipos de preços, incentivos, TCO e volumes de vendas.

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Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

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