Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Industria Automobilistica

CARDE: visitamos o novo museu de carros de Campos do Jordão

por Renato Bellote 07/12/2024
por Renato Bellote 07/12/2024
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp

Qual a ideia de um museu? Basicamente são locais onde a história pode ser contada e recontada de uma maneira muito própria. A importância cultural desse tipo de entidade é muito grande, pois consegue reunir em uma mostra fixa ou variável uma parte essencial da história da humanidade.

Essa história pode ser de diferentes aspectos da sociedade. Quadros, obras de arte, relógios ou qualquer outro tipo de artefato ou cultura daquela sociedade ou país específico. Para nós os museus automotivos acabam sendo os mais bacanas e que trazem esse aspecto de mobilidade tão importante há mais de um século.

Na semana passada estive no Carde, o novo museu da cidade de Campos do Jordão. Ele é uma iniciativa da Fundação Lia Maria Aguiar que reúne várias ideias e propostas em um único lugar: é uma escola de restauração, uma base de cultura e também uma galeria de arte.

Logo na entrada os visitantes já são surpreendidos por um belo trabalho nas paredes do piso térreo. Por aí também temos um Brasinca Uirapuru, um dos carros nacionais mais raro já construídos.

CARDE Museu

Foto: Renato Bellote

O museu de um acervo de mais de 500 automóveis traz por volta de 110 deles expostos. A ideia é que seja algo rotativo, de modo que o visitante sempre encontre novidades clássicas por ali. O destaque vai para a divisão em salas temáticas divididas por períodos históricos. Essa foi uma boa ideia já que conseguiu reunir ícones de épocas distintas.

Uma das primeiras salas que vale a visita e dedicada a Gurgel Motores, a fábrica da cidade de Rio Claro de onde saíram os já clássicos modelos da marca. Além de um Itaipu, o primeiro veículo elétrico nacional, também estão projetos, croquis e vários documentos originais. Realmente um pedaço da história muito bem preservado.

Andando por ali temos muita coisa interessante que não caberia em apenas um texto. Na parte de baixo mais esportivos nacionais e grandes clássicos europeus e no primeiro andar os hipercarros dos anos 80 e 90 roubam a cena. No vídeo vocês conferem tudo isso em detalhes. O museu abriu as portas para o público no último dia 28. Bom passeio!

cardegaragem do bellotemuseuvídeo
Renato Bellote

Renato Bellote é jornalista automotivo em São Paulo. Além dos clássicos na garagem está à frente do canal Garagem do Bellote desde 2007 contando histórias e estórias a bordo de grandes máquinas.

Anterior
Honda CRF 1100L Africa Twin: será que este ícone está à altura de suas concorrentes diretas?
Próximo
Chevrolet Equinox 2025: mais desempenho e agora conexão 5G

Você também pode gostar...

Híbridos plug-in lideram a preferência de eletrificados

Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência

GWM vai produzir picape e SUV inédito em São Paulo

Jeep Renegade ganha série especial; confira os diferenciais

VW Nivus GTS na medida certa e estilo correto

Fusca 4 portas: um projeto inusitado nas ruas de São Paulo

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Fusca 4 portas: um projeto inusitado nas ruas de São Paulo

    10/05/2025
  • 2

    GWM vai produzir picape e SUV inédito em São Paulo

    14/05/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

Híbridos plug-in lideram a preferência de eletrificados

Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência

GWM vai produzir picape e SUV inédito em São Paulo