Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Industria AutomobilisticaVolkswagen

As Kombis colecionáveis: Série Prata, 50 Anos e Last Edition

por Renato Bellote 28/12/2024
por Renato Bellote 28/12/2024
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp

Hoje é dia de falar de perua Kombi. Talvez um dos automóveis mais conhecidos do planeta e especificamente no mercado nacional. Vale lembrar que a velha senhora foi o primeiro modelo produzido efetivamente pela Volkswagen do Brasil. O Fusca teve sua produção iniciada dois anos mais tarde, em 1959.

A história da Kombi no Brasil se estendeu por várias décadas. Ela passou por algumas mudanças pontuais mas sem grandes alterações mecânicas. Sem dúvida a evolução da motorização boxer deve ser ressaltada, especialmente dos 1.200 cm³ iniciais para 1.600 cm³. Nada muito diferente aconteceu em décadas de história.

+ Veja também: VÍDEO: A Kombi mas antiga do Brasil encontra o ID.Buzz

Na matéria de hoje vamos contar a história três séries especiais colecionáveis. Elas foram pensadas em um contexto de preservação e até mesmo valorização de sua própria trajetória. Mas uma coisa não mudou em 50 anos de produção: a simpatia de suas formas.

A primeira colecionável é a “Série Prata”. Como fator importante ela marca o final da produção do lendário motor boxer e traz algo nunca utilizado antes nas motorizações do mercado nacional: a injeção eletrônica Bosch com quatro bicos. Isso muda o funcionamento do motor e garante uma confiabilidade maior.

A segunda é a série de “50 Anos” um outro trunfo da perua. Ela passou a utilizar o motor de 1,4 litro refrigerado a água. Essa série especial traz o diferencial dos exemplares receberem uma numeração, algo inexistente na série anterior. Isso facilita a questão do colecionismo e preservação.

Por fim a “Last Edition” marcou o final da produção da Kombi no Brasil. Diferenciais do interior e a pintura bicolor da carroceria são os destaques. Também equipado com motor de 1,4 litro utilizado em outros modelos. O único senão das duas últimas edições é o casamento entre o motor e o câmbio, ainda da versão refrigerada a ar. Falta uma sincronia mais fina e um acerto geral nesse sentido. Fora isso todos os aplausos para esse grande sucesso de vendas.

garagem do belloteKombiperuavídeoVolkswagenVW
Renato Bellote

Renato Bellote é jornalista automotivo em São Paulo. Além dos clássicos na garagem está à frente do canal Garagem do Bellote desde 2007 contando histórias e estórias a bordo de grandes máquinas.

Anterior
Nissan e Honda admitem que podem realizar uma fusão
Próximo
Vai viajar de carro? Confira 5 dicas para transportar seus pets em segurança

Você também pode gostar...

Produção de veículos no primeiro quadrimestre: a maior em seis anos

Híbridos plug-in lideram a preferência de eletrificados

Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência

GWM vai produzir picape e SUV inédito em São Paulo

Jeep Renegade ganha série especial; confira os diferenciais

VW Nivus GTS na medida certa e estilo correto

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Fusca 4 portas: um projeto inusitado nas ruas de São Paulo

    10/05/2025
  • 2

    5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

    14/05/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

Produção de veículos no primeiro quadrimestre: a maior em seis anos

Híbridos plug-in lideram a preferência de eletrificados

Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência