Ao observar a receita da Ford Ranger Raptor, a primeira impressão é que nada combina: ela tem motor a gasolina – em um segmento em que TODAS as picapes midsize são impulsionadas por motores a diesel. E um motor 3.0 V6 biturbo Ecoboost de quase 400 cv (são exatos 397 cv a 5.650 rpm e 59,5 kgfm de torque máximo a 3.500 rpm). Ela custa R$ 475 mil, o que é cerca de R$ 100 mil acima das demais. Possui grande aptidão para o off-road, mas garante performance no asfalto de um carro esportivo. Como é que cabem tantas incoerências em um único modelo?
Os paradoxos explicam-se por si só. Justamente por tê-los em um único veículo, o preço final é tão alto. Não existe outro veículo à venda no país que tenha uma performance tão acentuada no off-road e que, após vencer os obstáculos na terra, vai acelerar tão vigorosamente no asfalto – 0 a 100 km/h em 6,6 segundos e máxima limitada em 180 km/h. Você pode até ter SUV´s esportivos de marcas premium que acelerem mais rápido do que ela. Mas eles não terão vencido os piores atoleiros com a desenvoltura dessa Ranger.
Primeiro vamos falar de suas capacidades como picape, afinal… é o que ela é. Sua capacidade de carga é modesta, de 715 kg, o que é compatível com as compactas do mercado, como uma Fiat Strada. Se bem que as capacidades medíocres da Raptor encerram-se por aqui. Tudo daqui para frente será exagerado. Vai sobrar. E certamente estará além das necessidades de qualquer consumidor de picape.
O chassi possui reforços nas longarinas e na fixação das suspensões, que são servidas por molas helicoidais nas quatro rodas – eis a primeira mudança significativa, uma vez que a traseira das demais versões da Ranger apresenta o feixe de molas. Ela vem equipada com amortecedores Fox, que atuam de forma variável conforme a situação de uso. E inclua nesse leque a mesma competência para encarar um off-road extremo, com solavancos que utilizem todo o curso da suspensão, como em uma curva no asfalto acima de 150 km/h.
Quando você se depara com um veículo de 2,5 toneladas, com motor de quase 400 cv e câmbio de 10 marchas (diferente das outras Ranger), até dá para supor como será a performance. A menção é válida pelo seguinte: o trabalho das suspensões da Raptor é o que mais vai lhe impressionar. No conjunto, ele não é melhor do que as demais picapes. Ele é muito melhor, principalmente na combinação de ótima performance no fora de estrada ou numa sequência de curvas sinuosas em uma estradinha vicinal. Os amortecedores oferecem 3 modos: Normal, Sport e Off-Road. No Sport, a suspensão fica mais firme, enfatizando a performance nas curvas. E no modo Off-Road é maximizado o desempenho da suspensão em ambientes Off-Road extremos, fazendo a Ranger Raptor enfrentar terrenos difíceis com facilidade, controle e desempenho em cada obstáculo.
Quando você entra mais rápido em uma curva, uma série de sensores monitora uma eventual inclinação da carroceria, enrijecendo os amortecedores do lado de fora da curva e impedindo que ela role. Por rolar menos, as saídas de frente nessas situações, ou as escapadas de traseira, quando você se assusta com a velocidade que entrou na curva e tira o pé… também só ocorrerão lá em cima, em um limite que nenhuma picape é capaz de alcançar. E isso tudo andando no 4×2.
Com opções de selecionar os modos de tração e equipada com blocantes nos eixos dianteiro e traseiro, a performance da picape nos lamaçais é também impressionante. Para facilitar, inclusive, você nem precisa ficar fazendo muitas escolhas: há sete modos de condução, que vão gerenciar tração, direção, mapa de motor, carga de amortecedores, trocas de marchas e até o ronco do escape. É só optar pelo mais adequado (Normal, Esportivo, Escorregadio, Lama/Terra, Areia, Baja e Rock Crawl) e ela se ajusta em várias funções.
A carroceria se distingue das demais Ranger não só no grafismo, onde aparece o nome “Raptor” nas laterais da caçamba. Mas também nas medidas: ela é cerca de 19 cm mais larga que as outras versões da picape. Faróis e lanternas em LEDs, com visual diferente, bancos esportivos e grade do radiador também com desenhos específicos são outras distinções da Raptor.
Em suma, o valor de venda quase proibitivo parece justificável quando você consegue reunir tantas virtudes agudas em um único veículo. Você não vai achar nada que faça tantas coisas tão bem, como andar na terra e no asfalto, como a Ranger Raptor.