Em 2015 criei o prêmio Carsughi L’Auto Preferita para eleger os melhores carros daquele ano e ao mesmo tempo homenagear, em vida, a carreira do jornalista Claudio Carsughi, meu pai.
Os anos se passaram e o prêmio foi se consolidando, até que chegamos à 10ª edição agora em 2024. E foi assim que, na noite desta quarta-feira (13) no Tokio Marine Hall (SP), comemoramos, com muito conteúdo, a premiação aos melhores automóveis de passeio, SUVs e picapes do mercado automotivo brasileiro.
O prêmio reuniu as principais montadoras e importadores de veículos do país, todos em busca da prestigiada premiação. Reconhecido como a mais relevante celebração anual aos veículos comercializados no mercado brasileiro, a Carsughi L’Auto Preferita elege o melhor modelo de cada segmento, sendo lançamento ou não, além das mais relevantes práticas corporativas.
A eleição foi realizada por um júri de 22 jornalistas especializados em automóveis de vários Estados do país, e que estiveram presentes ao evento. Antes de decretar os vencedores, o L’Auto Preferita 2024 apresentou o painel “Os Caminhos da Combustão à Eletrificação”, mediado pela jornalista Lúcia Carmargo Nunes (Canal Via Digital) e que teve a participação do gerente de projetos da Toyota, Gustavo Noronha, do presidente da ABVE (Associação Brasileira de Veículos Elétricos), Ricardo Bastos, e do consultor automotivo Milad Kalume Neto.
Ford é o grande destaque
Com quatro prêmios, a Ford foi o grande destaque da edição 2024 do L´Auto Preferita. Confira todos os vencedores:
Automóvel de Passeio
Compacto: Nissan Versa
Médio: Nissan Sentra
Premium/Luxo: Ford Mustang GT
SUV
Compacto/Pequeno: Renault Kardian
Médio: CAOA Chery Tiggo 7 Sport
Grande: Jeep Commander Blackhawk
Premium/Luxo: Mercedes-Benz GLB 220 4Matic
Picape
Pequena: Fiat Strada
Intermédiária: RAM Rampage Rebel
Média: Ford Ranger Raptor
Grande: Ford F-150
Elétrico
Entrada: GWM Ora 03
Intermediário: BYD Seal
Premium/Luxo: BMW i5
Híbrido
MHEV e HEV: Honda Civic Advanced Hybrid
Premium/Luxo PHEV: GWM Haval H6 PHEV19
Executivo do ano: Ricardo Gondo (Renault)
Prática ESG: Ford Mustang e Gerando Falcões
Agora vamos rumo aos 20 anos!