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Industria AutomobilisticaPorsche

Porsche Panamera híbrido plugável, todo novo, destaca suspensões ativas

por Fernando Calmon 29/10/2024
por Fernando Calmon 29/10/2024
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Porsche Panamera S E-Hybrid

Porsche Panamera S E-Hybrid (Foto: Divulgação/Porsche)

Nesta terceira geração da Panamera, a Porsche fez intervenções profundas na carroceria do primeiro sedã da marca. Na dianteira, toda nova, as linhas estão mais limpas e destaca a entrada de ar central. Os faróis LED Matriz alcançam nada menos de 600 metros, sem risco de ofuscamento para outros motoristas. Contorno das janelas harmonizam-se com a carroceria, enquanto atrás o óculo sem moldura e as lanternas tridimensionais completam o visual agora arrojado.

No interior, o quadro de instrumentos curvo tem 12,6 pol. Acessibilidade melhorada ao seletor de modos de condução (Normal, Sport e Sport Plus), enquanto o acompanhante do motorista tem tela individual de 10,9 pol. sem acesso visual pelo motorista. Melhorou a usabilidade de Android Auto/Apple CarPlay e agora o carregamento do celular por indução recebe refrigeração.

Destaca-se o sistema híbrido plugável com tração nas quatro rodas. O V-6 biturbo de 2,9 litros entrega 304 cv, enquanto o novo motor elétrico oferece potência e torque bem maiores que o anterior, 190 cv/45,9 kgf·m. No sistema combinado são 470 cv/66,3 kgf·m, 0 a 100 km/h em 4,1 s e máxima de 280 km/h. Já no 4S E-Hybrid o motor a combustão tem 353 cv e o mesmo motor elétrico da outra versão. Potência combinada salta para 544 cv e torque máximo de 75,5 kgf·m. Isso permite acelerar de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos e máxima de 290 km/h.

Alcance no modo elétrico, ideal em uso urbano, subiu para 63 km (Inmetro) e o tempo de carregamento encurtou para 2h39m. Há donos de carros elétricos que não gostam de híbridos plugáveis dividindo o uso de tomadas, mas não há carimbos para elas. Queixa, portanto, improcedente.

Porsche Panamera S E-Hybrid

Porsche Panamera S E-Hybrid (Foto: Divulgação/Porsche)

Novo sistema de suspensão pneumática ativa do Panamera levanta a carroceria para uma altura confortável ao entrar ou sair do carro, além de absorver irregularidades do piso. De acordo com o modo de condução escolhido torna a experiência de rodagem melhor para todos os ocupantes. A Porsche ressalta a inclinação em curvas como nas motos, além de abaixar tanto a frente ao acelerar e quanto a traseira ao frear. Em breve vou conferir isso, em teste dinâmico para sentir melhor o que constatei em demonstração estática.

Preços: R$ 803.000 e R$ 922.000.

carro híbridohíbridoPanameraplug-inporsche
Fernando Calmon

Fernando Calmon, engenheiro e jornalista especializado desde 1967. Sua coluna automobilística semanal “Fernando Calmon” estreou em 1999. Publicada em UOL Carros e em uma rede de mais de 80 portais, sites, jornais e revistas pelo País. Diretor de redação da revista Top Carros. Correspondente para América do Sul do site Just-auto (Inglaterra). Em abril de 2015, apontado como o mais admirado jornalista automobilístico do País por 400 profissionais do setor. Consultor técnico de automóveis, de mercado automobilístico e de comunicação.

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Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

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