A chinesa Zeekr foi inaugurada oficialmente com a apresentação do modelo que começa a comercializar, o elétrico 001, que chega por R$ 428 mil. A estratégia é ousada, já que a marca quer concorrer com modelos premium do calibre de Audi, BMW e Mercedes-Benz.
A Zeekr faz parte do grupo Geely, o mesmo que controla Volvo Car, Smart e Lotus, entre outras, e para a operação brasileira a estratégia é abrir até 15 concessionárias para justificar a proposta de Ronaldo Znidarsis, CEO da Zeekr Brasil: “Não somos uma marca de volume, vendemos experiência”.
Sobre o 001, trata-se de um modelo 100% elétrico equipado com dois motores que geram 544 cv de potência e 70 kgfm de torque imediato. O 001 faz de 0 a 100 km/h em apenas 3,8 segundos.
Sua bateria de 100 kWh lhe dá autonomia de 426 km (Inmetro).
Entre os conteúdos, destaque para rodas de 22 polegadas, ar-condicionado de três zonas, sistema Adas completo e sistema de áudio premium Yamaha.
Renova celebra 11 anos e inicia desmontagem de motos
Muito se fala em montadora, empresas do setor automotivo que produzem carros. Mas existe pelo menos uma “desmontadora” no país, administrada pelo Grupo Porto.
Trata-se da Renova Ecopeças, empresa sob o guarda-chuva da Porto Serviços que desmonta, recicla ou descarta o que sobra de carros com perda total da Porto Seguro, de outras seguradoras e até de montadoras.
Por ano, a Renova desmonta cerca de 2.700 carros e em 11 anos contabiliza 600 mil peças vendidas – que foram retiradas dos carros. Além de veículos leves, a empresa iniciou a reciclagem de motocicletas.
De acordo com Daniel Morroni, diretor da operação, o Brasil hoje recicla apenas 1,5% dos carros, enquanto nos EUA esse volume chega a 95%. Ou seja, é um mercado potencial.
Os itens que são separados e direcionados para venda, recebem etiqueta de rastreamento do Detran, como garantia de procedência. Os preços das peças seminovas, todas originais, ficam entre 40 e 60% de uma nova original.
Promovendo a economia circular, Morroni estima que 85% de um veículo desmontado é reutilizado. Outros 10% são resíduos vendidos a parceiros e 5% viram sucata.