Com um sugestivo nome do predador dos mares, a BYD lança no Brasil a Shark, primeira picape híbrida plug-in do mercado. Importada da China, ela foi pensada para a América Latina. O preço se revelou alto para as expectativas: R$ 379.800.
Equipada com motor a gasolina 1.5 turbo combinada a outro elétrico tem potência de 437 cv. A bateria de 29,6 kWh sustenta 57 km de autonomia no modo elétrico segundo o Inmetro e o consumo é um dos chamarizes: faz 24,6 km/l na cidade e 19,9 km/l na estrada.
Fica devendo em capacidade de carga, com limite de 790 kg, e sua caçamba leva até 1.200 litros. Em contrapartida, oferece recursos de assistência ao motorista (sistema Adas) e conforto na cabine. São 6 anos de garantia e mais 8 anos para a bateria, sem limite de quilometragem.
A aposta da BYD é vender de 10 a 15 mil unidades da picape média por ano, com 70% delas voltadas ao segmento agro. Embora não seja uma picape de trabalho, a marca chinesa quer conquistar esse endinheirado público, consumidor de picape.
Tarefa árdua para um segmento liderado pelas tradicionais picapes turbodiesel, como Toyota Hilux, Ford Ranger e Chevrolet S10, que ainda têm Nissan Frontier e Volkswagen Amarok no páreo.
Volkswagen Nivus ganha atualização visual e novos itens
A linha 2025 do Nivus chega com uma leve reestilização após quatro anos de mercado. O SUV cupê agora exibe uma frente que se aproxima dos modelos europeus, com faróis mais afilados interligados por um filete de LED. Na traseira, além do para-choque redesenhado há uma barra de LED entre as lanternas.
Preços e motores foram mantidos: a Comfortline sai a R$ 136.990 e a Highline, R$ 153.990. O motor de ambas é o 1.0 turboflex que rende até 128 cv de potência com câmbio automático de 6 marchas.
O interior recebeu revestimentos macios ao toque, evolução no multimídia com internet embarcadas e melhorias no pacote de assistentes de condução. A versão Highline agora conta com o Travel Assist, que junto com o ACC atua no assistente de faixas, de saídas de vagas e de estacionamento automático e sensor de ponto cego. A versão Comfortline passa a vir com ar-condicionado automático e chave presencial.
As três primeiras revisões são gratuitas. Uma versão GTS de 150 cv chega no início de 2025.