A VW anunciou investimento nas fábricas paulistas para os próximos quatro anos. Este montante será dividido entre as unidades Anchieta, Taubaté e São Carlos (só motores). A instalação Anchieta, em São Bernardo do Campo, primeira da marca fora da Alemanha, será responsável pela produção de dois veículos inéditos (ver abaixo). No total o investimento alcançará R$ 16 bilhões para 16 novos modelos até 2028, incluindo a unidade de São José dos Pinhais (PR).
A fábrica de São Carlos responderá por um novo motor flex turbo de 1,5 litro nos conceitos de semi-híbrido, híbrido e possivelmente híbrido plugável. Essa unidade motriz EA211 Evo, de 151 cv e 25,5 kgf·m (aqui talvez um pouco mais com etanol) já existe na Alemanha desde 2018. Uma de suas características marcantes é a desativação de dois cilindros em determinadas condições de tráfego.
Para a unidade de São José dos Pinhais, além dos R$ 3 bilhões que fecham a conta, haverá dois lançamentos. Um deles a nova picape posicionada entre Saveiro e Amarok, porém rumores mais fortes indicam um porte inferior ao protótipo apresentado no Salão do Automóvel de 2018. O sedã Virtus atualizado será também produzido lá.
Na fábrica Anchieta haverá dois produtos inéditos. Apostas se concentram, obviamente, em SUVs que representam praticamente metade das vendas de todo o mercado brasileiro de veículos leves. Quem sabe um modelo maior que o argentino Taos. Quanto a Taubaté, outro SUV desta vez no segmento de entrada a ser produzido ao lado do Polo.