Foto: Divulgação/Caoa Chery
A oferta de SUVs de sete lugares de porte médio-grande no mercado brasileiro, onde se enquadra o Tiggo 8 Pro, é um tanto restrita. Na verdade, só há três concorrentes diretos: duas versões do Commander (Limited e Longitude), além do Tiguan Allspace.
De origem chinesa, o modelo é produzido na fábrica de Anápolis (GO) do grupo brasileiro CAOA, de onde saem produtos da Chery e da Hyundai.
Seu grande trunfo é o preço de lançamento: R$ 188.888,88 (na China, 8 é número da sorte). Houve alguns retoques estilísticos na dianteira (faróis e emblema-logotipo iluminado), além de novas rodas de 19 pol. e ponteiras de escapamento duplas (imitam quatro saídas).
Motor turbo, apenas a gasolina, de 1.5 L manteve 187 cv, 28 kgf·m e foi retrabalhado para diminuir ruído e vibração. Câmbio automatizado tem sete marchas. Porta-malas de 889 litros com os dois bancos da terceira fileira rebatidos, mas parece fora do padrão preciso de medição (VDA).
Foto: Divulgação/Caoa Chery
No interior, além do conforto dos 2.710 mm de entre-eixos, chama logo atenção a enorme tela única de 24,6 pol. (a de multimídia, 12,3 pol.). É possível até mover o mapa de navegação para o quadro de instrumentos. Uma característica interessante, a Boss Key, permite por meio de um botão no console que o motorista ajuste o banco do passageiro ao lado para facilitar seu acesso. Câmeras somam aos 360° convencionais, mais 180° no assoalho externo para visão da pista.
Primeiro contato com o Caoa Chery Tiggo 8 Pro foi em uma grande área externa da fábrica e traçado delimitado por cones. Deu apenas para sentir as boas respostas do motor e os freios bem dimensionados para um veículo de 1.589 kg de massa.