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Caoa CheryIndustria Automobilistica

Retoques de estilo e preço atraem no Tiggo 8 Pro 2025

por Fernando Calmon 03/09/2024
por Fernando Calmon 03/09/2024
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Caoa Chery Tiggo 8 Pro

Foto: Divulgação/Caoa Chery

A oferta de SUVs de sete lugares de porte médio-grande no mercado brasileiro, onde se enquadra o Tiggo 8 Pro, é um tanto restrita. Na verdade, só há três concorrentes diretos: duas versões do Commander (Limited e Longitude), além do Tiguan Allspace.

De origem chinesa, o modelo é produzido na fábrica de Anápolis (GO) do grupo brasileiro CAOA, de onde saem produtos da Chery e da Hyundai.

Seu grande trunfo é o preço de lançamento: R$ 188.888,88 (na China, 8 é número da sorte). Houve alguns retoques estilísticos na dianteira (faróis e emblema-logotipo iluminado), além de novas rodas de 19 pol. e ponteiras de escapamento duplas (imitam quatro saídas).

Motor turbo, apenas a gasolina, de 1.5 L manteve 187 cv, 28 kgf·m e foi retrabalhado para diminuir ruído e vibração. Câmbio automatizado tem sete marchas. Porta-malas de 889 litros com os dois bancos da terceira fileira rebatidos, mas parece fora do padrão preciso de medição (VDA).

Caoa Chery Tiggo 8 Pro

Foto: Divulgação/Caoa Chery

No interior, além do conforto dos 2.710 mm de entre-eixos, chama logo atenção a enorme tela única de 24,6 pol. (a de multimídia, 12,3 pol.). É possível até mover o mapa de navegação para o quadro de instrumentos. Uma característica interessante, a Boss Key, permite por meio de um botão no console que o motorista ajuste o banco do passageiro ao lado para facilitar seu acesso. Câmeras somam aos 360° convencionais, mais 180° no assoalho externo para visão da pista.

Primeiro contato com o Caoa Chery Tiggo 8 Pro foi em uma grande área externa da fábrica e traçado delimitado por cones. Deu apenas para sentir as boas respostas do motor e os freios bem dimensionados para um veículo de 1.589 kg de massa.

Caoa Cherytiggo 8tiggo 8 pro
Fernando Calmon

Fernando Calmon, engenheiro e jornalista especializado desde 1967. Sua coluna automobilística semanal “Fernando Calmon” estreou em 1999. Publicada em UOL Carros e em uma rede de mais de 80 portais, sites, jornais e revistas pelo País. Diretor de redação da revista Top Carros. Correspondente para América do Sul do site Just-auto (Inglaterra). Em abril de 2015, apontado como o mais admirado jornalista automobilístico do País por 400 profissionais do setor. Consultor técnico de automóveis, de mercado automobilístico e de comunicação.

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Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

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