Agosto foi um mês positivo para o setor automotivo. O ritmo acelerado verificado em julho manteve-se elevado no mês passado, com a produção de 259.613 autoveículos (leves e pesados), alta de 5,2% sobre julho e 14,4% sobre agosto de 2023.
“As fábricas estão acelerando em função não só da reação consistente do mercado interno, mas também pela quantidade de lançamentos”, disse Márcio de Lima Leite, presidente da Anfavea.
Nos emplacamentos, foram 237.400 unidades, 14,3% sobre julho. As importações tiveram discreta retração de -1,7% e a Anfavea chama a atenção para um estoque recorde de quase 82 mil veículos chineses.
Para Lima Leite, a preocupação é como isso vai impactar nas vendas: poderá ocorrer um excesso de promoções e gerar distorções no mercado. Para o consumidor, isso se chama concorrência.
No acumulado do ano, as vendas passaram dos 1,5 milhão de unidades, 13% a mais do que foi registrado no mesmo período de 2023.
Nos emplacamentos acumulados desde janeiro, a Strada volta a liderar com folga, seguida pelo Polo. Três SUVs aparecem entre os 10 veículos mais vendidos do Brasil: T-Cross, Creta e Tracker.
Top 10 dos mais vendidos de janeiro a agosto de 2024 (Fenabrave)
Modelo | Unidades |
---|---|
1º Fiat Strada | 87.211 |
2º Volkswagen Polo | 84.678 |
3º Chevrolet Onix | 60.043 |
4º Hyundai HB20 | 57.026 |
5º Fiat Argo | 56.052 |
6º Volkswagen T-Cross | 46.821 |
7º Fiat Mobi | 43.812 |
8º Hyundai Creta | 43.774 |
9º Chevrolet Tracker | 41.672 |
10º Chevrolet Onix Plus | 39.614 |