Duas novas marcas chinesas desembarcam no Brasil com promessa de investimentos e carros eletrificados e tecnológicos: a Zeekr e a GAC.
A Zeekr, marca de elétricos do grupo Geely (dona da Volvo, Lotus e Smart, entre outras), prepara um evento de estreia no Brasil para 10 de outubro, quando anunciará a chegada de seus veículos elétricos premium.
Ou seja, ela não mira a BYD e sim marcas do porte de BMW e Porsche. A Zeekr inicia a pré-venda de dois modelos: o SUV compacto X e o sedã 001. O moderno 007 deve vir em 2025.
O nome Zeekr vem de ZE ou zero, o que, segundo a marca, representa evolução e eletrificação. E o KR vem de Krypton, ou criptônio, um gás raro que emite luz quando eletrificado. Ronaldo Znidarsis, ex-GM e Nissan, comanda as operações brasileiras.
GAC pretende ter fábrica
Já com intenções mais ousadas, estreia em breve também em terras brasileiras a GAC Motor, uma subsidiária da Guangzhou, criada em 2019 e quinta maior fabricante da China.
Em um encontro de executivos e o vice-presidente Geraldo Alckmin na China, em junho, foi prometido investimentos da ordem de US$ 1 bilhão no Brasil.
“Nos próximos 5 anos, a GAC, junto com sua cadeia de suprimentos, planeja investir US$ 1 bilhão no Brasil, incluindo planos para estabelecer fábricas, centro de pesquisa e desenvolvimento e depósitos para peças de reposição”, disse Feng Xingya, president do grupo GAC.
Recentemente, a GAC Brasil anunciou a contratação de Marcello Braga, como diretor de marketing. O executivo tem passagem pela JAC Motors e Caoa Chery. Um dos objetivos é firmar uma planta no Brasil e ser a maior operação fora da China.
Com elétricos e híbridos em seu portfólio, a GAC deve brigar com os chineses que mais fazem sucesso por aqui hoje, BYD e GWM.
Stellantis produzirá um Jeep em Porto Real
A planta da Citroën em Porto Real (RJ) já iniciou a produção do Basalt, SUV cupê que completa a família C-Cubed, já composta pelo C3 e o Aircross.
Mas a fábrica do grupo Stellantis, que já confirmou que será multimarcas, também está sendo preparada para receber a produção de um inédito SUV, dessa vez da marca Jeep, o primeiro fora da planta de Goiana (PE).
Trata-se do Jeep Avenger, que usará a mesma plataforma CMP da Citroën, com o sistema micro-híbrido Bio-Hybrid. Ele é menor que o Renegade e por isso será o modelo de entrada da Jeep no Brasil.
O novo Basalt, SUV cupê que a Citroën garante que será o mais acessível do mercado, promete interior espaçoso e bom desempenho, já que vem equipado com o bom motor T200, o 1.0 turboflex de até 130 cv de potência. Preço e demais detalhes serão anunciados nas próximas semanas.