As versões Pro são a nova estratégia da BYD para ganhar volume no mercado. Depois do híbrido plug-in Song Pro, a chinesa lançou o 100% elétrico Yuan Pro, uma opção mais em conta e menos equipada em relação ao Yuan Plus.
Por R$ 189.800 é o SUV elétrico mais acessível do mercado e chega para cutucar modelos flex, como VW T-Cross, Hyundai Creta e Honda HR-V.
Enquanto o Yuan Plus custa R$ 239.800 e tem bateria de 60,5 kWh, o Pro, por R$ 50 mil mais em conta, vem com uma bateria menor (45,1 kWh) e alguns conteúdos a menos.
Desenho mais atualizado da linha
No design, o Yuan Pro é diferente de outros BYD e agrada. Discreto e atual, tem faróis de LED afilados e para-choques encorpados. Atrás o desenho da lanterna lembra o do Dolphin.
Na lateral, destaca-se por suas maçanetas embutidas e as rodas de 17” que calçam pneus 215/55 R17.
Interior é bem agradável, com materiais macios ao toque, estofamento premium em cor clara, ajustes elétricos nos bancos dianteiros, abertura da porta por NFC, cluster de 8,8” e tela multimídia de 12,8” que pareia sem fio. O espaço no banco de trás é razoável (2,62 m de entre-eixos), ajudado pelo assoalho plano.
O motor elétrico de 177 cv de potência e 29,6 kgfm de torque estão de acordo com a proposta de tamanho do SUV e acelera até 100 km/h em apenas 7,9 segundos.
Sua bateria menor, de 45,1 kWh, lhe dá autonomia de 250 km, baixa para os padrões atuais e também para quem vai usar o carro em viagens. Por falar nisso, o porta-malas é pequeno: 265 litros, menor do que compactos nacionais.
Para chegar a esse preço, a BYD não colocou assistentes ao motorista, itens que muitos nem se incomodam em não ter: o Yuan Pro traz 6 airbags, sensores estacionamento dianteiro e traseiro e câmeras 360 graus. Ficou também sem o teto solar.
É uma aposta interessante para brigar com SUVs flex, mas limitado pela autonomia e espaço mais acatado.