Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
CitroenIndustria AutomobilisticaJeep

Após Citroën Basalt, Porto Real se prepara para SUV inédito

por Lucia Camargo Nunes 19/09/2024
por Lucia Camargo Nunes 19/09/2024
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp
Produção do Citroen Basalt

Produção do Citroën Basalt (Foto: Leo Lara/Studio Cerri)

Ao admitir que planta será ‘multimarca’ e que receberá um novo modelo híbrido, aposta é que Stellantis produza futuro Jeep

A Citroën iniciou a produção do SUV-cupê Basalt, nesta terça-feira, 17, na planta de Porto Real (RJ). É o terceiro modelo da família C-Cubed, que já conta com o C3 (desde 2022) e o Aircross (lançado em 2023). Tudo isso encerra um ciclo de investimentos de R$ 10 bilhões desde 2011, que também modernizou suas instalações.

Agora, a fábrica se prepara para receber R$ 3 bilhões de aporte até 2030. Dos fornecedores locais, a Stellantis conta com 7 dentro do polo e a expectativa é que a nova fase atraia mais 10 fornecedores.

Tudo isso porque o grupo vai trazer um novo modelo de outra marca para Porto Real, guardado a sete chaves. Mas já há pistas suficientes para montar o quebra-cabeças.

Ele será produzido sobre a plataforma CMP, originalmente da PSA antes da fusão com a FCA, com sistema Bio-Hybrid – que substitui o alternador e o motor de partida e fornece energia para gerar torque adicional para o motor térmico e energia elétrica para carregar a bateria de lítio-íon de 12 Volts. O conjunto melhora o desempenho do carro e reduz o consumo de combustível.

O novo modelo inédito em questão será o Jeep Avenger, novo SUV de entrada da marca que pela primeira vez será fabricado fora de Goiana (PE).

Em visita à fábrica, pudemos constatar que a linha de produção em apenas um turno conta com a montagem dos quatro modelos Citroën e tem capacidade para crescer mais. Em três turnos pode chegar a 160 mil carros.

Atualmente são fabricados 27 carros por hora. Há também a produção de powertrain (motor EC5 1.6 16V): saem de lá 168 unidades por dia, que equipam os modelos Citroën C3 e C4 Cactus (segue em produção, mas em volume bem menor que os demais) e também para o Peugeot 208 (este feito na Argentina).

O novo Basalt, SUV-cupê que a Citroën diz que será o mais acessível do mercado, tem linhas arrojadas e promessa de interior espaçoso. A marca já confirmou que ele terá o motor T200 ou 1.0 turboflex de até 130 cv de potência.

Preço, acabamento, conteúdos e demais detalhes técnicos e versões serão detalhados nas próximas semanas.

Porto Real em números

Planta inaugurada em 2001

Mais de 1,8 milhão de veículos produzidos

Mais de 2,4 milhões de motores produzidos

5 mil empregos diretos e indiretos

370 mil veículos exportados

R$ 10 bilhões investidos no ciclo 2011-2024

avengerbasaltCitroenJeepproduçãostellantisSUV
Lucia Camargo Nunes

Lucia Camargo Nunes é economista e jornalista especializada no setor automotivo, editora do portal Via Digital e do canal @viadigitalmotors no YouTube.

Anterior
Novo Peugeot 208 2025 é reestilizado
Próximo
Desvalorização de carros elétricos usados impactam no crescimento de vendas

Você também pode gostar...

Híbridos plug-in lideram a preferência de eletrificados

Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência

GWM vai produzir picape e SUV inédito em São Paulo

Jeep Renegade ganha série especial; confira os diferenciais

VW Nivus GTS na medida certa e estilo correto

Fusca 4 portas: um projeto inusitado nas ruas de São Paulo

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Fusca 4 portas: um projeto inusitado nas ruas de São Paulo

    10/05/2025
  • 2

    5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

    14/05/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

Híbridos plug-in lideram a preferência de eletrificados

Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência

GWM vai produzir picape e SUV inédito em São Paulo