Classificados on-line cresceram muito como forma de procurar um carro novo ou usado. Segundo pesquisa nacional do site Webmotors, 62% dos entrevistados começam sua jornada de compra pela internet e 29% preferem ir direto a uma concessionária. Outra característica é que boa parte dos interessados não indicou ter muita pressa na escolha do que desejam comprar: 26% dos respondentes levam três meses para tomar a decisão, seguidos de perto (24%) por quem se decide em uma semana.
Quanto ao tipo de veículo mais desejado 39% optaram pelo SUV, contra 29% dos que preferiram sedãs, 22% hatches, 7% picapes e 3% crossovers. Motor a combustão representou 95% das escolhas, restando 5% para híbridos e elétricos. O levantamento também aponta que 83% dos que responderam à pesquisa adquiriram um veículo seminovo (até três anos de uso) com faixas de preço entre R$ 50 mil e 80 mil (27%), R$ 80 mil e R$ 120 mil (24%) e até R$ 50 mil (23%).
Uma concessionária ou loja independente foi o local de compra mais acessado por 76% dos respondentes, contra 24% que adquiriram o veículo diretamente de outra pessoa física. Nota-se uma diminuição sensível de negociação direta entre comprador e vendedor particulares, ao contrário do que ocorria mais de uma década atrás.