Os motores voltaram à acelerar hoje em Interlagos com a WEC (World Endurance Championship). Com a temperatura mais fria registrada até agora no decorrer do evento, os carros foram para a pista para o terceiro treino livre de 60 minutos e, para finalizar o dia, a classificação.
Para o último treino livre, os carros Porsche 963 dominaram o topo da tabela dos Hypercars. O carro #12 da Jota marcou o melhor tempo da sessão com 1:24.297 cravado pelo piloto inglês Callum Ilott. Em seguida, os carros #5 e #6 da Porsche Penske fecharam o top 3 pré-classificação.
Para as Ferraris, não foi uma sessão muito animadora. O carro #50, atual campeão de Le Mans pilotado por Antonio Fuoco, Miguel Molina e Nicklas Nielsen, ficou apenas na 8ª colocação, enquanto o carro #51 ficou bem mais atrás, na 16ª colocação.
“Até esse momento, está sendo um fim de semana um pouco difícil”, comentou Fuoco ao Portal Carsughi. “As condições climáticas continuam a mudar de forma muito rápida, até mesmo durante as sessões, então não é fácil encontrar referências.”
Na classe LMGT3, foi o Porsche 911 que liderou a sessão com o carro #92 da equipe Manthey e uma volta de 1:35.488, seguido pela McLaren número 95 da United Autosports e pela Lamborghini número 85 da Iron Dames.
Os pilotos brasileiros Nicolas Costa e Augusto Farfus se classificaram, respectivamente, na 6ª e 10ª colocação.
Classificação
De tarde, aconteceu a classificação para as 6 Horas de São Paulo. Primeiro, foram para pista os carros da LMGT3. Com o forte desempenho que vinha mostrando durante o fim de semana, a Iron Dames #85 fez o melhor tempo na primeira sessão, seguido pelo Manthey #92 e McLaren #95.
O resultado do Hyperpole não foi diferente. O carro número 85 da Iron Dames, pilotado apenas por mulheres, já vinha mostrando um desempenho forte durante o fim de semana e assim conseguiu cravar a pole position com um tempo de 1:34.413, recebendo aplausos de todo o autódromo. Completam o top 3 a mesma Manthey e McLaren da sessão anterior.
Já a classificação dos Hypercars foi mais disputada. Na primeira sessão, o topo da tabela ficou com a Porsche #5, seguido pelo carro da Jota #12 e pelo Toyota #7 pilotado por Kobayashi. As Ferraris ficaram em 4º e 5º, conseguindo assim avançar para o Hyperpole, enquanto o segundo carro da Toyota, pilotado por Buemi, passou em 8º.
Mas a Toyota conseguiu maximizar os resultados anteriores, fechando a primeira fileira do grid de largada em Interlagos. Kobayashi fez a pole position com 1:23.140 e Buemi veio logo atrás com um gap de apenas 1 décimo. O Porsche #5 se classificou em 3º lugar.
Confira o grid de largada completo para às 6 Horas de São Paulo, com largada programada para às 11h30 deste domingo (14):
Classe Hypercar
1º – Mike Conway / Kamui Kobayashi / Nyck de Vries – Toyota GR010 – Hybrid #7, Toyota Gazoo Racing
2º – Sébastien Buemi / Brendon Hartley / Ryo Hirakawa – Toyota GR010 – Hybrid #8, Toyota Gazoo Racing
3º – Matt Campbell / Michael Christensen / Frédéric Makowiecki – Porsche 963 #5, Porsche Penske Motorsport
4º – Earl Bamber / Alex Lynn – Cadillac V-Series.R #2, Cadillac Racing
5º – Kévin Estre / André Lotterer / Laurens Vanthoor – Porsche 963 #6, Porsche Penske Motorsport
6º – Antonio Fuoco / Miguel Molina / Nicklas Nielsen – Ferrari 499P #50, Ferrari AF Corse
7º – Will Stevens / Norman Nato / Callum Ilott – Porsche 963 #12, Hertz Team JOTA
8º – Jenson Button / Oliver Rasmussen / Philip Hanson – Porsche 963 #38, Hertz Team JOTA
9º – Antonio Giovinazzi / Alessandro Pier Guidi / James Calado – Ferrari 499P #51, Ferrari AF Corse
10º – Sheldon Van der Linde / Robin Frijns / René Rast – BMW M Hybrid V8 #20, BMW M Team WRT
11º – Nicolas Lapierre / Mick Schumacher / Matthieu Vaxivière – Alpine A424 #36, Alpine Endurance Team
12º – Neel Jani / Julien Andlauer – Porsche 963 #99, Proton Competition
13º – Paul-Loup Chatin / Charles Milesi / Ferdinand Habsburg – Alpine A424 #35, Alpine Endurance Team
14º – Dries Vanthoor / Raffaele Marciello / Marco Wittmann – BMW M Hybrid V8 #15, BMW M Team WRT
15º – Robert Kubica / Yifei Ye / Robert Shwartzman – Ferrari 499P #83, AF Corse
16º – Stoffel Vandoorne / Loïc Duval / Paul Di Resta – Peugeot 9X9 #94, Peugeot TotalEnergies
17º – Jean-Éric Vergne / Mikkel Jensen / Nico Müller – Peugeot 9X8 #93, Peugeot TotalEnergies
18º – Mirko Bortolotti / Daniil Kvyat / Edoardo Mortara – Lamborghini SC63 #63, Lamborghini Iron Lynx
19º – Antonio Serravalle / Carl Wattana Bennett / Jean-Karl Vernay – Isotta Fraschini Tipo6-C #11, Isotta Fraschini
Classe LMGT3
1º – Rahel Frey / Sarah Bovy / Michelle Gatting – Lamborghini Huracan LMGT3 Evo2 #85, Iron Dames
2º – Klaus Bachler / Joel Sturm / Aliaksandr Malykhin – Porsche 911 GT3 R LMGT3 #92, Manthey Pure Rxcing
3º – Nicolás Pino / Marino Sato / Joshua Caygill – McLaren 720S LMGT3 Evo #95, United Autosports
4º – Grégoire Saucy / Nicolas Costa / James Cottingham – McLaren 720S LMGT3 Evo #59, United Autosports
5º – Richard Lietz / Morris Schuring / Yasser Shahin – Porsche 911 GT3 R LMGT3 #91, Manthey EMA
6º – Augusto Farfus / Sean Gelael / Darren Leung – BMW M4 LMGT3 #31, Team WRT
7º – Alessio Rovera / François Heriau / Simon Mann – Ferrari 296 LMGT3 #55, Vista AF Corse
8º – Charlie Eastwood / Tom Van Rompuy / Rui Andrade – Corvette Z06 LMGT3.R #81, TF Sport
9º – Ian James / Daniel Mancinelli / Alex Riberas – Aston Martin Vantage AMR LMGT3 #27, Heart of Racing Team
10º – Davide Rigon / Thomas Flohr / Francesco Castellacci – Ferrari 296 LMGT3 #54, Vista AF Corse
11º – Ben Barker / Ryan Hardwick / Zacharie Robichon – Ford Mustang LMGT3 #77, Proton Competition
12º – Maxime Martin / Valentino Rossi / Ahmad Al Harthy – BMW M4 LMGT3 #46, Team WRT
13º – Daniel Juncadella / Hiroshi Koizumi / Sébastien Baud – Corvette Z06 LMGT3.R #82, TF Sport
14º – Marco Sørensen / Erwan Bastard / Clément Mateu – Aston Martin Vantage AMR LMGT3 #777, D’Station Racing
15º – Esteban Masson / Takeshi Kimura / José María López – Lexus RC F LMGT3 #87, Akkodis ASP Team
16º – Matteo Cressoni / Claudio Schiavoni / Franck Perera – Lamborghini Huracan LMGT3 Evo2 #60, Iron Lynx
17º – Dennis Olsen / Mikkel Pedersen / Christian Ried – Ford Mustang LMGT3 #88, Proton Competition