Foi dada a largada para o fim de semana das 6 Horas de São Paulo, a quinta etapa da temporada de 2024 da WEC (World Endurance Championship). A categoria volta ao Brasil depois de 10 anos fora do calendário com 37 carros na disputa, 14 montadoras e mais de 100 pilotos distribuídos entre as duas classes, Hypercars e LMGT3.
Dois brasileiros estão na disputa pela classe LMGT3: Augusto Farfus, com o Team WRT pilotando uma BMW M4 GT3 e Nicolas Costa, da United Motorsports pilotando uma McLaren 720S GT3 Evo. São 18 carros nessa classe, enquanto na Hypercars disputam 19 carros.
O primeiro treino livre aconteceu na manhã dessa sexta-feira (12) e foi interrompido na metade por uma batida do piloto Arnold Robin, da Akkodis ASP Team do LMGT3. O francês foi levado ao hospital para checagens do seu estado de saúde mas logo foi liberado.
A sessão da classe Hypercars foi liderada pelo carro número 93 da Peugeot (pilotado por Mikkel Jensen, Nico Müller e Jean-Eric Vergne) com um melhor tempo de 1:26.341, seguido pela Cadillac número 2 com 1:26.520 e fechando o top 3, a Porsche Penske de número 6 com 1:26.567.
Já na LMGT3, a McLaren do brasileiro Nicolas Costa, James Cottingham e Grégoire Saucy ficou no topo da tabela com um melhor tempo de 1:35.881.
Por conta da curta sessão de TL1, a programação foi alterada e o segundo treino livre durou 135 minutos (no lugar dos 90 minutos programados).
Os Toyotas estavam imbatíveis no 2º treino livre dos Hypercars. O carro #8 de Buemi, Brendon Hartley e Ryo Hirakawa liderou a sessão, seguido pelo carro #7 para fechar a dobradinha da equipe. Logo atrás, veio a Ferrari #51, que fechou a última etapa, as clássicas 24 Horas de Le Mans, em 3º lugar.
“Para nós, é um circuito completamente novo, mesmo que os pilotos já o conheçam. Começamos tentando encontrar o setup certo, um misto sem buscar imediatamente o desempenho. Você viu isso depois dos treinos livres, trabalhamos e depois nos concentramos em fazer um treino de classificação no final”, declarou Batti Pregliasco, chefe de equipe da Ferrari AF Corse. “Estamos próximos, são 5, 6 carros muito competitivos, talvez hajam outsiders que talvez tenham trabalhado hoje e amanhã farão um exploit [algo não previsto, mas excepcional] mas acho que sempre seremos competitivos.”
Já no LMGT3, a volta mais rápida ficou com o Lexus número 87 da equipe Akkodis com 1:35.725. Em seguida, o carro #60 da Iron Lynx e, para completar, a Ferrari número 55 da Vista AF Corse.
Os carros da WEC retornam nesse sábado à pista de Interlagos para o Treino Livre 3 pela manhã e para a classificação no período da tarde.