O Volkswagen Passat revolucionou o mercado brasileiro quando chegou por aqui no ano de 1974. Até então a marca alemã apostava apenas nos modelos equipados com os confiáveis motores boxer refrigerados a ar e sua conhecida resistência.
No início o próprio setor de marketing da empresa teve bastante trabalho para convencer os consumidores de que o novo modelo era confiável. Vale lembrar que a Volkswagen dominava o mercado e as propagandas sempre focavam na falta de confiabilidade de modelos concorrentes equipados com motores refrigerados a água.
Mas estratégia deu certo e logo ele caiu no gosto dos brasileiros. Isso porque trazia uma qualidade de construção excepcional e superior a do seus concorrentes diretos. Além disso mostrou que os motores de 1,5 litro e 1,6 litro também tinham confiabilidade mecânica de sobra.
Nessa época a Dacon, uma conhecida preparadora e customizadora paulista, já estava bastante consolidada no mercado transformando modelos de rua com um toque especial, com rodas, preparação mecânica e teto solar.
Este exemplar de 1981 traz uma mescla das duas coisas: o estilo de alguns acessórios de época, como os famosos olhos de gato, além das rodas da Variant II, nesse caso alargadas para 15 polegadas. Vale destacar o spoiler dianteiro da versão TS que também foi muito usado pela molecada na época.
Mas a preparação mecânica é o grande destaque deste carro. O motor de 1,5 litro recebeu coletor de admissão Santilli, escapamento com saída 4X1 e carburação Weber 40, uma receita clássica da época e que fazia a alegria dos jovens aos finais de semana. Além disso um comando de válvulas mais alto, 288°, ajuda a complementar esse conjunto.
Guiar o LS é como entrar em uma máquina do tempo. O acerto de suspensão, transmissão e o som do escape acabam sendo contagiantes. E o toque especial da preparação sempre faz a diferença quando a ideia é acelerar um pouco mais. E aí, qual sua preparação de época favorita?