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Industria AutomobilisticaVolvo

Volvo começa a cobrar de clientes de outras marcas o uso de seus eletropostos

por Claudia Carsughi 04/07/2024
por Claudia Carsughi 04/07/2024
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Eletroposto Volvo

Eletroposto da Volvo em Itajaí (Foto: Divulgação/Volvo)

A Volvo foi uma das primeiras empresas a instalar carregadores wallbox, em 2017. De lá pra cá esse investimento só aumentou, chegando a 1.000 pontos em 2021 e, em 2022, começou a implementar a instalação de eletropostos em rodovias.

Assim, abriu as portas para que todos os usuários de sua marca e de outras utilizassem seus pontos para recarga sem tarifa alguma. Para se ter um ideia, a marca investiu R$ 70 milhões para a implementação de 101 eletropostos rápidos em rodovias e, a partir de 10 de julho, vai implementar a tarifa de R$ 4,00 o kWh para recarga em carregadores conectados com a Volvo e ainda uma taxa de conectividade de R$2,50 feita como cobrança única quando inicia a recarga, exceto para clientes Volvo.

E existe ainda uma taxa de ociosidade para que os usuários aprendam a liberar o ponto quando terminam o uso. Existe uma tolerância de 15 minutos e após esse tempo é cobrada uma tarifa de R$ 5,00/ min. Essa tarifa será aplicada também para os clientes Volvo.

Para se ter uma ideia, a Volvo publicou os dados de uso de seus carregadores e a maior demanda foi de clientes da BYD, representando 47% de usuários do app, seguido da GWM com 13 % e, clientes Volvo, 24%.

O ponto alto desses eletropostos é que a Volvo não só investiu na colocação, como também gerencia a manutenção do funcionamento, ou seja, quem usa o app da Volvo está seguro para saber que o ponto está funcionando, pois quando tem algum problema, ele some do app, que já conta com 12 mil usuários.

A Volvo já instalou 52 eletropostos de carga rápida, cobrindo 19 mil quilômetros, 37 rotas e quatro regiões do Brasil. O usuário pode, por exemplo, fazer o trajeto de Cabo Frio a Foz do Iguaçu de 2.000 km com segurança de ter eletropostos ao longo do caminho.

“Ajudamos a pavimentar a eletrificação no Brasil e é gratificante acompanhar a consolidação crescente desse projeto que vai muito além da nossa marca. Com isso, é esperado que a infraestrutura para atender os veículos elétricos amadureça cada vez mais. Este é um novo passo que se torna necessário para seguirmos evoluindo de forma segura e abrangente, além de aprimorarmos o nosso atendimento, monitoramento e cobertura”, afirma Marcelo Godoy, Presidente da Volvo Car Brasil.

O presidente da Volvo Marcelo Godoy agradeceu a todos os clientes que usaram os eletropostos da Volvo, inclusive proprietários de carros de outras marcas e reforça que o aplicativo não fechou o acesso a outras marcas, que eles continuarão tendo acesso, porém agora tarifado.

Para Guilherme Galhardo, Head de Eletrificação e Diretor de Digital da Volvo Car Brasil, o objetivo da Volvo é oferecer um futuro melhor para a mobilidade elétrica no Brasil. Através dos estudos que fizeram, já conseguiram conectar mais de 2 mil quilômetros de trajetos, como por exemplo de São Paulo a Belo Horizonte. Existem muitas rotas com eletropostos no litoral brasileiro, mas o interior também recebeu atenção especial, como a rota do agronegócio em Mato Grosso.

O lema da Volvo com essa atitude é, segundo o presidente Marcelo Godoy, poder abrir a busca por parceiros que invistam nessa tecnologia de modo a oferecer aos usuários mais pontos de recarga e, como ele disse: “somos premium mas não somos elitistas”.

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Claudia Carsughi

Claudia é Psicóloga por formação e atua no Jornalismo há mais de 20 anos. Filha do Claudio, resolveu dar continuidade à sua brilhante carreira alimentando as colunas de Automobilismo do Portal.

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Sobre Claudio Carsughi

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Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

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