Alinhar e balancear os pneus do carro é uma dúvida muito frequente e que não tem uma resposta exata. No geral, depende de uma série de fatores.
Com certeza você, se mora em São Paulo, já caiu e ainda cai naqueles buracos profundos, que dificilmente se conseguem enxergar, principalmente se estiver chovendo e, ao cair, o carro dá uma batida forte.
Tirando a questão de que pagamos IPVA para usar ruas e não percursos off-road, provavelmente uma queda assim vai desalinhar seu carro e ele vai puxar mais para um lado e isso deve ser corrigido o quanto antes.
Leve seu carro para fazer um alinhamento, que vai ajustar os ângulos que as rodas fazem em relação ao solo e às linhas do centro do veículo. Se não corrigido logo, isso vai reverter num desgaste desigual dos pneus, comprometendo inclusive a segurança ao acelerar e frear.
O balanceamento também é indicado porque evita as trepidações em velocidades acima de 60 km/h. E se você não foi vítima dos buracos, a cada 10 mil km é indicado fazer o alinhamento e balanceamento.