Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
FerrariIndustria Automobilistica

Ferrari F355: 30 anos de emoções ao volante

por Renato Bellote 13/07/2024
por Renato Bellote 13/07/2024
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp

“Gentlemen, start your engines!”. No melhor estilo Le Mans iniciamos o texto dessa semana. Para começar com a adrenalina em alta um mito italiano que provoca reações de paixão e euforia pelas ruas. Este talvez seja o modelo mais conhecido da marca e, assim como o 911 é sinônimo de Porsche, a F355 faz o mesmo papel para a Ferrari.

Mais do que potência, a empresa cria sonhos de consumo e símbolos de status há décadas. Mas para os apaixonados por carro andar em uma delas significa simplesmente uma experiência visceral, onde a tradição e os atributos subjetivos entram em perfeita sintonia. E claro, sem esquecer da sinfonia. Seria como assistir a uma apresentação do imortal maestro Herbert Von Karajan (aliás, ele também tinha gasolina nas veias e belas máquinas).

O modelo chegou ao mercado em 1994 e agradou logo de cara. Nas versões Targa e Spider, além da Berlinetta, criou um novo conceito em esportividade. O logotipo explica a que veio: 3,5 litros e cinco válvulas por cilindro. O motor V8 despeja 380 cv brutos e produz um ronco inebriante. Os 100 km/h chegam em 4,6 segundos e a velocidade máxima em 295 km/h. Bravo!

Ferrari F355

Foto: Renato Bellote

A macchina que ilustra a matéria, em especial, tem algumas características interessantes. Dentre as três versões de carroceria sem dúvida nenhuma a Berlinetta é uma das mais interessantes, especialmente por conta da rigidez torcional e o acerto dinâmico.

Para quem gosta de sentir a cavalaria sob controle e dirigir à moda antiga, o câmbio manual ainda é a melhor pedida. Particularmente sempre pensei que a alavanca de câmbio dentro da grelha fosse algo mítico, que remete aos velhos tempos do automobilismo. Aliás, os italianos sempre foram especialistas no assunto.

Algo muito interessante quando se conduz o modelo da marca italiana é a questão da grelha. A transmissão manual com a referida grelha dá um toque todo especial à condução. O som produzido pela passagem das marchas é algo bastante único. E com o tempo você se acostuma com os espaços entre elas e a combinação homem e máquina fica perfeita.

Sem dúvida nenhuma a F355 é um daqueles ícones imortais entre os carros esportivos. Mesmo após 30 anos de seu lançamento e modelos mais rápidos atualmente ela permanece como uma homenagem à beleza e, principalmente como dá pra notar nas imagens, ao prazer ao dirigir. Talvez sua qualidade mais incrível.

berlinettaf355Ferrarigaragem do bellotevídeo
Renato Bellote

Renato Bellote é jornalista automotivo em São Paulo. Além dos clássicos na garagem está à frente do canal Garagem do Bellote desde 2007 contando histórias e estórias a bordo de grandes máquinas.

Anterior
WEC: brasileiro Nicolas Costa e 1-2 da Toyota são os destaques dos treinos de sexta-feira
Próximo
WEC: dobradinha da Toyota na classificação dos Hypercars; Iron Dames larga na frente no LGMT3

Você também pode gostar...

Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência

GWM vai produzir picape e SUV inédito em São Paulo

Jeep Renegade ganha série especial; confira os diferenciais

VW Nivus GTS na medida certa e estilo correto

Fusca 4 portas: um projeto inusitado nas ruas de São Paulo

Blindados usados em alta no Brasil

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Fusca 4 portas: um projeto inusitado nas ruas de São Paulo

    10/05/2025
  • 2

    GWM vai produzir picape e SUV inédito em São Paulo

    14/05/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência

GWM vai produzir picape e SUV inédito em São Paulo

Jeep Renegade ganha série especial; confira os diferenciais