A Espanha venceu merecidamente o Campeonato Europeu de Futebol 2024 por 2×1 contra a Inglaterra. A sua caminhada foi impecável: sete jogos, sete vitórias e o que é importante destacar nesse triunfo espanhol é que ele se estabeleceu com uma geração jovem. Vários titulares dessa seleção ainda não chegaram aos 25 anos e isso indica que a Espanha poderá reinar no cenário europeu por um longo período. Talvez essa seja a conclusão mais importante que podemos tirar desse triunfo.
Pode-se entender que o bom futebol da seleção espanhola advém de um trabalho cuidadoso com a base, além, como disse, da existência de uma geração realmente muito promissora. Então é lícito esperar nessa década que, ela tenha um papel preponderante no cenário europeu.
Do ponto de vista tático, pode-se ver a grande diferença entre as duas seleções. Enquanto a Espanha privilegiava a posse de bola e a jogada ofensiva através de uma seguida troca de passes, a Inglaterra confiava no lançamento longo, que na verdade era a única arma que lhe restava.
Teria sido, em minha opinião, até mesmo injusta uma vitória da Inglaterra. A vitória espanhola foi, enfim, a própria vitória do futebol.