Em uma das corridas mais emocionantes da temporada, Lewis Hamilton voltou a subir no lugar mais alto do pódio após um jejum de 945 dias. Sua última vitória havia sido no Grande Prêmio da Arábia Saudita em 2021.
Na sua corrida em casa, atualizando seu número de vitórias para 104 e o número de pódios para 199, o maior campeão da categoria também bateu diversos outros recordes, como por exemplo o piloto com mais vitórias em um único circuito (9 contra 8 de Schumacher) e o primeiro piloto a vencer uma corrida após 300 GPs disputados (no seu 344º Grande Prêmio).
Mas chegar até esse resultado hoje no GP da Grã-Bretanha não foi fácil. No sábado, ele não conseguiu assegurar a pole position e se classificou em P2, atrás de seu companheiro de equipe Russell que vem mostrando um bom desempenho nas últimas corridas. Verstappen não havia conseguido cravar uma boa volta e se classificou em P4.
Na largada, Hamilton conseguiu se proteger dos ataques de Norris e manter seu P2. Mas tudo começou a virar uma incógnita quando a chuva se aproximou do circuito de Silverstone. Leclerc, que estava em P7, foi o primeiro a arriscar colocar pneus intermediários.
Verstappen passa Norris e assume terceiro lugar na largada em Silverstone. Russell mantém a liderança!#F1naBand pic.twitter.com/4S5OkpjdRW
— Esporte Na Band (@esportenaband) July 7, 2024
Mesmo com a pista úmida e os pneus slick perdendo aderência, nenhum outro piloto do top 10 quis seguir pela mesma estratégia do monegasco. Hamilton foi um deles, que ao ouvir a sugestão de seu engenheiro de trocar para pneus intermediários, negou e afirmou que a pista ainda estava seca em diversos pontos.
E foi nesse momento que tudo virou uma grande bagunça. Hamilton superou Russell e passou a liderar a corrida. Com os carros dançando pelo circuito, os dois escaparam da pista e Norris tomou a liderança para si. Logo depois, foi a vez de Piastri dar o bote nas duas Mercedes e assumir o P2.
Mas a estratégia de não trocar para pneus intermediários naquele momento se mostrou certa voltas depois. Quando a chuva apertou, exatamente na metade da corrida, Verstappen e Sainz foram os primeiros a pararem para a troca. Logo depois, a Mercedes fez uma chamada arriscada de um pit stop duplo, mas que deu certo. Já a McLaren chamou apenas Norris e deixou Piastri por mais uma volta na pista.
Após todas as paradas, na volta 29 o cenário era de Norris em P1, Hamilton em P2 e Verstappen em P3. Apenas 9 voltas depois, o sol abriu sobre o circuito, a pista secou e já era hora de colocar os pneus slick de volta ao jogo.
Verstappen foi, uma vez mais, o primeiro a parar e escolheu por terminar a corrida de pneus duros, enquanto Hamilton escolheu pneus macios e Norris, com um pit stop lento e decisivo de 4.5 segundos, também escolheu pneus macios e voltou à pista com mais de 2.5 segundos de desvantagem do heptacampeão, que liderava a prova a partir dali.
As dez voltas finais foram de pura emoção. Verstappen, mesmo de pneus duros, vinha colecionando voltas mais rápidas e conseguiu ultrapassar Norris faltando quatro voltas para o fim. Enquanto isso, Hamilton se manteve consistente até o final e evitou a aproximação de Verstappen.
Com isso, o heptacampeão recebeu a bandeirada em primeiro lugar e conquistou a vitória do Grande Prêmio da Grã-Bretanha. Em meio às lágrimas incontroláveis, ele agradeceu à equipe no rádio: “Muito obrigada, pessoal. Significa muito pra mim ter ganhado essa. Muitíssimo obrigado a todos os fãs que estão aqui. Amo vocês!”
Wonderful scenes in parc ferme ?#F1 #BritishGP @MercedesAMGF1 pic.twitter.com/xkw8O8RRrE
— Formula 1 (@F1) July 7, 2024
Na entrevista pós-corrida, ainda visivelmente muito emocionado, o heptacampeão declarou: “Não consigo parar de chorar. Desde 2021, me levanto todos os dias tentando lutar, treinar […] e trabalhar o mais duro que posso com essa equipe incrível. Essa é a minha última corrida aqui no Grande Prêmio de Inglaterra com essa equipe, por isso queria muito ganhar isso por eles porque os amo e os aprecio muito. Serei eternamente grato a todos nessa equipe, a todos na Mercedes. Não há sensação melhor do que terminar na frente aqui.”
O pódio foi completado por Verstappen e Norris. A partir de 2025, Hamilton correrá com a Scuderia Ferrari. O anúncio foi feito em janeiro deste ano e ainda não foi anunciado um substituto para o britânico na equipe Mercedes.