Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Industria Automobilistica

Dodge Dart: como anda um V8 turbinado

por Renato Bellote 30/06/2024
por Renato Bellote 30/06/2024
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp

O Dodge Dart chegou ao mercado em 1969. Ele substituiu o Chrysler Esplanada com bastante sucesso trazendo todo o estilo das ruas dos Estados Unidos para o nosso trânsito. Como qualidades um estilo moderno e alinhado com o que acontecia no mercado de lá. Além disso o motor V8 que o diferenciava de um de seus concorrentes, o Chevrolet Opala.

Pode lembrar que nessa época já tínhamos o recém-lançado Ford Galaxie, que esbanjava todo o seu conforto, elegância e requinte pelas ruas brasileiras com o ronronar macio do propulsor V8 de 272 polegadas cúbicas. Mas o Dodge chegava para ser o rei, com maior motor disponível na época.

Com o modelo a marca disponibilizava ao consumidor brasileiro de alto poder aquisitivo a possibilidade de acelerar um V8 nacional. Além disso ele trazia o design vigente da época, exatamente igual ao que era vendido nos Estados Unidos. Sem dúvida algo interessante para o mercado na época.

Geralmente esse tipo de motor recebe blower ou compressor mecânico. Mas no caso desse projeto temos algo bem diferente: uma turbina debaixo do capô. Há alguns anos a ideia de turbinar um propulsor com essas características encontrava uma série de empecilhos e dificuldades, especialmente no ajuste da bancada de cilindros.

Dodge Dart Turbo

Foto: Renato Bellote

Mas nesse caso a ideia ficou muito bacana. Ele esta está longe da originalidade. Mas isso não é um problema já que a ideia foi criar um verdadeiro street rod. Dessa forma o destaque vai para o conjunto de rodas que combinou perfeitamente com a proposta.

Vale ressaltar também o som do motor V8. Como sabemos é uma das melhores sinfonias automotivas já criadas pela humanidade. Mas nesse caso temos algo a mais e uma sonoridade bastante própria e encorpada. O Dart não passa despercebido.

Guiar o carro é igualmente divertido. Ele está com uma transmissão de três velocidades e tem aquele estilo pesadão clássico dos Dodges. Mas acelerar mesclando o som do V8 com o fundo da turbina assobiando é uma experiência bem legal. Aumente o som por aí!

dodgedodge dartgaragem do bellotev8vídeo
Renato Bellote

Renato Bellote é jornalista automotivo em São Paulo. Além dos clássicos na garagem está à frente do canal Garagem do Bellote desde 2007 contando histórias e estórias a bordo de grandes máquinas.

Anterior
Nissan lança Sentra 2025 com discreto facelift
Próximo
Ainda mais rápido: Porsche Cayenne Turbo E-Hybrid

Você também pode gostar...

Stilo Abarth x Pulse Abarth: o veneno do escorpião em duas versões

Festival Interlagos x Salão do automóvel: dois eventos, dois mundos!

Ford Bronco Sport 2025 evolui e mantém preço

Série especial do Audi RS 6 Avant GT já está nas ruas

Mercado automotivo: vendas no varejo não vão tão bem como se esperava

Volvo reinventa o cinto de segurança

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Efeito VW Tera: os preços dos SUVs de entrada vão cair

    09/06/2025
  • 2

    Jeep Renegade 2026: poucas novidades e preços reduzidos

    06/06/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

Stilo Abarth x Pulse Abarth: o veneno do escorpião em duas versões

Festival Interlagos x Salão do automóvel: dois eventos, dois mundos!

Ford Bronco Sport 2025 evolui e mantém preço