O disputado mercado de SUVs vinha sendo liderado desde 2016 pelo Jeep Compass, ano em que foi lançado. Mas o mercado mudou, entraram novos concorrentes e um deles mexeu na liderança da Jeep: o Toyota Corolla Cross.
Ele nunca chegou a ocupar a liderança do segmento, mas em janeiro desse ano superou em vendas o Compass, vendeu 4.390 unidades contra 3.937 do Compass. E agora, no mês de maio, de acordo com dados da Fenabrave, até dia 30 , o Corolla Cross vendeu 4.355 unidades contra 3.104 do Jeep Compass.
Qual foi o motivo para essa mudança? vamos lembrar que no fim de abril o Corolla Cross passou por uma reestilização de design e ganhou novos equipamentos, para a linha 2025. Na frente ele ganhou nova grade integrada ao para-choque e o conjunto ótico tem novo desenho em seu interior.
Mas uma das mudanças mais esperada e solicitada para os fãs do Corolla Cross era o fim do acionamento do freio de estacionamento por pedal. Desse modo, agora ele vem com freio de estacionamento com acionamento eletrônico, em total sintonia com o perfil do carro.
Outra facilidade que ele trouxe é a abertura da tampa do porta-malas através do controle na chave, elétrico e também a função hands-free.
No interior, o painel é digital com tela de 12,3 polegadas, ar condicionado digital inclusive com saída traseira nas versões de topo, iluminação ambiente e carregador de celular por indução.
A motorização continua a mesma, com motores à combustão e híbrido. O primeiro é o motor 2.0 16V DOHC que entrega 175 cv de potência e torque se 20,8 kgfm, atrelado ao câmbio CVT que simula dez marchas. O segundo, híbrido flex, tem o motor 1.8 VVT-i 16V que entrega 101 cv de potência e 14,5 kgfm de torque, além de dois motores elétricos que entregam 72 cv de potência e 16,6 kgfm, atrelado ao câmbio CVT Transaxle.
Os preços do Toyotas Corolla Cross começam a partir de R$ 178.590 e vão até R$ 213.010.